Já conhece o ‘quiet constraint’? Veja se aderiu à nova tendência do mercado

Sabia que os trabalhadores podem estar sabotando os seus colegas e empresa com esse comportamento? Veja o que isso pode acarretar no dia a dia.

Nos últimos meses, a tendência mais vista nas empresas é o “quiet quitting”. Não é à toa que ela tomou as mídias sociais. O termo refere-se aos funcionários que começam a fazer o mínimo no trabalho porque estão insatisfeitos com a remuneração, o tratamento que recebem e outras questões. Agora o chamado “quiet constraint” tem ganhado atenção, visto que ele também afeta a produtividade e o sucesso de uma empresa.

Leia mais: Quiet quitting: o que é e o que essa técnica busca?

Você sabe o que é ‘quiet constraint’?

Se traduzirmos literalmente, a palavra significa “restrição silenciosa”. Essa é uma tendência crescente no mercado de trabalho na qual muitos funcionários retêm o seu valioso conhecimento, pois optam por não o compartilhar com outros colaboradores.

De acordo com o relatório de cultura do local de trabalho que foi elaborado pela Kahoot!, a maioria dos funcionários admite manter conhecimentos específicos ou informações que possam beneficiar os seus colegas de trabalho, ou seja, as pessoas escolhem não compartilhar esses dados por razões adversas.

Reter informações pode prejudicar a produtividade

Com a combinação de acordos de atuação híbrida em milhares de empresas, as equipes precisam trabalhar mais para criar sinergias para que possam ser bem-sucedidas. Muitos “ecossistemas empresariais” estão se tornando cada vez mais complexos devido à aceleração do progresso tecnológico e ao trabalho que está cada vez mais especializado.

Com o surgimento de uma força de trabalho distribuída e o estabelecimento de modelos híbridos e remotos em longo prazo, é fácil desconectar equipes e funcionários individuais uns dos outros. Como resultado, quando os membros da equipe não cooperam totalmente e compartilham conhecimento e informações, sérios desafios de eficiência e produtividade são registrados. Isso também pode limitar o potencial de criatividade, novas ideias e resolução de problemas por meio de uma colaboração eficaz.

Será que o modelo híbrido está causando mais desconexão?

Especialistas acreditam que modelos de trabalho a distância podem reduzir a colaboração e a troca de conhecimento, afinal de contas, com equipes híbridas, as pessoas geralmente ficam muito isoladas.

Os trabalhadores não participam ativamente como uma equipe para aprender novos conhecimentos úteis ou ajudar uns aos outros. Infelizmente a questão é vista como parte do novo trabalho híbrido e do baixo engajamento do local de atuação em geral.

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