Já imaginou reconhecer firma de forma eletrônica? Confira aqui
Os dias de ir até o tabelionato encarar filas e perder tempo já estão contados. Confira aqui como irá funcionar essa novidade.
Reconhecer assinaturas sempre foi um processo cansativo e muito burocrático. De fato, deslocar-se até um cartório e esperar em filas era algo que não agradava muito. No entanto, a partir deste mês, essa dinâmica irá mudar completamente, para a felicidade de muitas pessoas. Isso porque o reconhecimento de assinaturas passará a ser feito de forma digital em cartórios de notas por todo o território brasileiro, configurando-se como mais um passo rumo à tecnologia.
Leia também: Digitalização nas Instituições de Ensino Superior sofre aceleração do MEC
Nesse sentido, essa novidade irá permitir que o cidadão faça o encaminhamento digital de seu documento para o tabelionato através desse site, então, irá assiná-lo de forma eletrônica, e, consequentemente, terá sua assinatura reconhecida pelo tabelião. Portanto, será permitido fazer o envio dos documentos digitais assinados para os destinatários finais.
“Com este lançamento completamos a migração de 100% dos atos notariais para o meio digital, podendo, a partir de agora, o cidadão escolher entre ir a um cartório de notas ou então fazer o serviço de forma eletrônica”, afirma Daniel Paes de Almeida, presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo.
“Trata-se de uma facilidade para os usuários, que ganham em comodidade e agilidade, dado que não precisam mais se deslocar até o cartório. Agora o tabelionato está no celular dos usuários. Além disso, com a plataforma de reconhecimento de assinaturas será possível ter a certeza e a confiança de que aqueles documentos digitais estão certificados por um notário, garantindo a segurança jurídica e a eficácia dos negócios pessoais e patrimoniais das pessoas”, declara.
Comentários estão fechados.