Já ouviu falar em São Patrício? Sua história real originou o St. Patrick’s Day
Veja como tudo surgiu e em que data é comemorada a festa.
Quem gosta de cerveja e aprecia comemorações culturais já deve ter notado que, em dado período do ano, os bares oferecem bebidas verdes e capricham nas decorações com vários trevos de três folhas. Trata-se do St. Patrick’s Day, um evento típico na Irlanda e comemorado sempre no dia 17 de março. Veja abaixo mais detalhes desse assunto.
St. Patrick’s Day virou feriado nacional na Irlanda
Patrício foi um dos santos católicos mais antigos. A história conta que ele foi capturado por piratas irlandeses aos 16 anos. Foi levado à ilha da Irlanda e escravizado por seis anos. Quando conseguiu fugir, voltou para a Grã-Bretanha com uma fé inabalável.
Além de a data ser muito conhecida em diversas regiões do mundo, há alguns itens característicos e que nunca podem faltar para que o dia seja, de fato, celebrado em grande estilo.
O trevo de três folhas
Quando fugiu da escravidão, Patrício sentiu um chamado de Deus para voltar à Irlanda e anunciar a palavra divina. Ele então decidiu passar uma temporada na França para estudar teologia. Patrício marcou o seu trabalho utilizando um trevo de três folhas, planta muito comum na Irlanda.
A partir dela, ele explicava o conceito cristão da Trindade: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Além disso, ficou conhecido por expulsar todas as cobras da Irlanda. Você já viu uma imagem dele em que está esmagando várias serpentes com um cajado? Patrício tornou-se um santo popular na Irlanda.
St. Patrick’s e a cerveja
Devido ao grande número de irlandeses migrando para os Estados Unidos, pesquisas revelam que a festa de São Patrício teria surgido no país norte-americano. Em Nova York, por exemplo, está localizada a Catedral de São Patrício.
Na Irlanda, o dia 17 de março passou a ser um feriado nacional. Neste dia, as pessoas não precisam se dedicar ao trabalho servil, por isso, todo mundo se encontra e confraterniza. A relação da cerveja com a data tem tudo a haver com a Irlanda, visto que é uma bebida muito comum entre os moradores.
Comentários estão fechados.