Já pensou em ter atividades domésticas automatizadas?
O fato das atividades domésticas serem automatizadas daqui a 10 anos é muito importante em ser destacado, pois promete diminuir o tempo investido nestas atividades.
A inovação tecnológica está mudando a forma como as pessoas vivem e trabalham. Uma das tendências mais recentes é a automatização das atividades domésticas. De acordo com um estudo publicado na revista Plos One, cerca de 40% dessas atividades podem ser automatizadas em 10 anos.
Ideia de automatizar as tarefas da casa
A ideia de automatizar as tarefas da casa surgiu como uma resposta à grande carga de trabalho não remunerado, principalmente sobre as mulheres. A maioria dessas atividades, como cozinhar, limpar, lavar roupas e cuidar de crianças e idosos, é realizada por mulheres, que muitas vezes não têm tempo ou energia para buscar outras formas de trabalho.
Essa tendência tem o potencial de trazer muitos benefícios para as pessoas, especialmente para aquelas que têm uma grande carga de trabalho não remunerado. A automatização dessas tarefas pode liberar tempo para se concentrar em outras atividades, como hobbies, educação e trabalho remunerado. Além disso, a automatização pode melhorar a eficiência e a qualidade dos serviços prestados, o que pode ser benéfico para as empresas que fornecem esses serviços.
Como foi feita a pesquisa para automatizar atividades domésticas?
De acordo com os pesquisadores do Reino Unido e Japão, 17 atividades domésticas podem ser automatizadas daqui a 10 anos. No entanto, o grau de automação pode variar. Por exemplo, as tarefas de cuidado, como cuidar de crianças e idosos, podem ser automatizadas em apenas 28%, enquanto as tarefas domésticas, como limpeza e lavanderia, podem ser automatizadas em até 44%.
A automatização das atividades domésticas pode trazer muitos benefícios, não apenas para as pessoas que realizam essas atividades, mas também para as empresas que fornecem esses serviços. No entanto, é importante garantir que a automatização não leve à exclusão social ou econômica de grupos vulneráveis, como as mulheres.
Portanto, é necessário que as empresas, governos e sociedade trabalhem juntos para garantir que a inovação tecnológica seja usada de forma responsável e equitativa.
Comentários estão fechados.