Se não sabe como ajudar, JAMAIS diga essas duas coisas para uma pessoa ansiosa
Ao dizer essas duas coisas para uma pessoa que sofre com ansiedade, além de piorar a situação, você minimiza a situação como se ela não fosse tão séria.
A depressão e ansiedade são as condições que mais estão adoecendo o mundo. O motivo disso é o estilo de vida do momento. Vivemos uma era em que tudo tem que ser imediato e bem-feito. Por causa disso, muitos jovens estão adquirindo ansiedade muito cedo. Caso isso não seja tratado, a tendência é piorar. Confira algumas frases para não dizer diante de pessoas ansiosas. Você pode ter a melhor intenção, mas o o efeito pode ser exatamente o oposto.
Leia mais: Alerta: sinais de ansiedade em crianças e o que fazer ao identificá-los
Veja o que nunca dizer para pessoas ansiosas
1. “Acalme-se”
Esta frase direcionada a alguém que está tendo uma crise de ansiedade apenas irá deixá-lo pior. Para o ansioso, não é como se ele pudesse controlar as suas emoções e a sua ansiedade. Após ouvir expressões semelhantes a essa, é muito comum que ele pense que está sozinho e que a pessoa que disse isso não tem como ajudá-lo.
Outra possibilidade: caso o indivíduo em crise seja um conhecido ou alguém com quem você se importe muito, começar a entender o sentimento dele e perceber que ele está passando mal já é um grande passo para realmente ajudá-lo. Frases como “o que eu posso fazer?” ou“ o que seria útil para você agora?” criam um ambiente mais acolhedor para o ansioso, deixando espaço para que ele possa pensar e se acalmar ao pensar em uma solução.
2. “Não pense nisso”
Uma das marcas da ansiedade é os pensamentos impulsivos e até obsessivos. Após ouvir isso, a pessoa não conseguirá deixar o assunto para trás, o que vai causar ainda mais ansiedade. Dizer “não pense tanto”, assim como “acalme-se”, provocará o efeito contrario. Não é como se fosse fácil deixar de pensar em algo que a incomoda tanto.
Outra possibilidade: se a intenção é, de fato, fazer com que o ansioso pense em outra coisa, tente falar sobre outros assuntos para que possa prender ele na sua conversa. Esse simples ato realmente o ajuda a evitar pensar no que o incomoda. Outra alternativa é ser mais atencioso para que ele se sinta acolhido e apoiado.
Comentários estão fechados.