Jamais use cabos de iPhone emprestados ou genéricos! Entenda o motivo

Ao fazer isso você poderá acabar sendo vítima de hackers.

Você costuma usar cabos paralelos, genéricos ou similares para carregar o seu iPhone ou conectá-lo ao computador? Se sim, pare hoje mesmo, pois você pode já ter conectado um cabo perigosíssimo ao seu celular.

Especialistas em cibersegurança alertam que um acessório chamado de OMG Cable, facilmente encontrado em lojas de importados, pode estar sendo utilizado por criminosos para a aplicação de golpes digitais.

Conhecido como “cabo USB mais perigoso do mundo”, esse acessório custa menos de R$ 200 mas possui circuitos capazes de captar sons de teclas pressionadas, roubar dados de fluxo pessoal e muito mais.

Uma vez extraídas as informações, esses mesmos circuitos podem enviar informações para cibercriminosos de forma remota, possibilitando invasões de contas e outros crimes.

O especialista Jake Moore, que trabalha para a ESET, uma grande empresa de segurança digital, comentou sobre o assunto.

“Os invasores usam uma variedade de técnicas em ataques altamente direcionados para espionar suas vítimas, e esses cabos são mais uma ferramenta em seu arsenal”, disse ele.

Vale destacar que o polêmico OMG Cable pode ser encontrado tanto na nova versão USB-C quanto com a antiga entrada Lightning. Ambas são igualmente perigosas.

(Imagem: Mateus Andre/Freepik)

Como surgiu essa ameaça?

O OMG Cable chegou ao mercado em 2019 e rapidamente ganhou o apreço do público por causa da qualidade que oferece.

Já analisado por vários especialistas renomados, o cabo demonstrou incrível desempenho e durabilidade, sendo considerado como “mini computador em forma de cabo” por muitos.

Apesar da má fama atual, o OMG Cable não foi projetado por cibercriminosos, mas sim por especialistas em tecnologia que idealizaram um “cabo inteligente”.

De acordo com Mike Grover, inventor do dispositivo, a ideia inicial era justamente tornar a transação de dados entre iPhones, Macs e outros aparelhos mais fluida e intuitiva. Porém, nem tudo saiu conforme o planejado.

Caso caia em mãos erradas, o OMG Cable pode se tornar uma super ferramenta para criminosos, o que lança muito temor em relação ao seu uso.

Mike Grover e sua equipe garantem que estão trabalhando em formas de neutralizar as possibilidades de uso do OMG Cable por cibercriminosos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.