Evite viajar com esses veículos! Sua segurança pode estar em jogo
Veículos lançados há mais de 10 anos, principalmente os mais populares, não possuem dois dos principais itens de seguranças exigidos.
Seu carro possui fabricação anterior a 2014? Se a resposta for sim, é melhor ficar atento na hora de pegar a estrada. Isso porque a maioria dos veículos lançados há mais de 10 anos, principalmente os mais populares, não possuem dois dos principais itens de seguranças exigidos para carros atualmente: airbag e freio ABS.
Lei obriga carros a saírem de linha
Esses dispositivos de segurança foram incluídos na fabricação dos veículos após a aprovação de uma lei vigente a partir de 1º de janeiro de 2014.
Assim, tornou-se obrigatória a instalação do airbag duplo frontal e do sistema de travagem antibloqueio (ABS), evitando o travamento das rodas em caso de freada brusca.
Alguns modelos tiveram que sair de linha por não se adaptarem às novas obrigações, já que o preço ficaria consideravelmente mais alto devido à inclusão desses itens. Esse foi o caso do Fiat Mille, Kombi e do Gol G4. No entanto, ainda é possível adquirir esses carros usados.
Além desses modelos, outras linhas que não possuem airbags dianteiros e freios ABS são:
- Ford Fiesta Hatch RoCam;
- Ford Ka 24 200;
- Honda Fit CX;
- Nissan March 1.0;
- Ford Fiesta Sedan RoCam;
- Peugeot 207;
- Peugeot 207 Sedan;
- Renault Clio;
- Fiat Pálio Fire;
- Fiat Siena EL;
- Toyota Corolla XLi 60 820.
Os carros ficarão mais caros?
Existe uma expectativa que o preço dos carros fique ainda mais alto até 2030. A nova alteração nos valores se dará devido à instalação de 10 novos itens de segurança que se tornarão obrigatórios nos carros. Algumas das novas alterações são:
- Teste obrigatório de impacto lateral;
- Sistema eletrônico de controle de estabilidade;
- Alerta para cinto de segurança desafivelado;
- Câmera de ré ou sensores de aviso sonoro;
- Proteção de impacto ao pedestre;
- Tecnologias de proteção contra choques e colisões.
Comentários estão fechados.