Evite viajar com esses veículos! Sua segurança pode estar em jogo


Seu carro possui fabricação anterior a 2014? Se a resposta for sim, é melhor ficar atento na hora de pegar a estrada. Isso porque a maioria dos veículos lançados há mais de 10 anos, principalmente os mais populares, não possuem dois dos principais itens de seguranças exigidos para carros atualmente: airbag e freio ABS.

Lei obriga carros a saírem de linha

Esses dispositivos de segurança foram incluídos na fabricação dos veículos após a aprovação de uma lei vigente a partir de 1º de janeiro de 2014.

Assim, tornou-se obrigatória a instalação do airbag duplo frontal e do sistema de travagem antibloqueio (ABS), evitando o travamento das rodas em caso de freada brusca.

Alguns modelos tiveram que sair de linha por não se adaptarem às novas obrigações, já que o preço ficaria consideravelmente mais alto devido à inclusão desses itens. Esse foi o caso do Fiat Mille, Kombi e do Gol G4. No entanto, ainda é possível adquirir esses carros usados.

Além desses modelos, outras linhas que não possuem airbags dianteiros e freios ABS são:

  • Ford Fiesta Hatch RoCam;
  • Ford Ka 24 200;
  • Honda Fit CX;
  • Nissan March 1.0;
  • Ford Fiesta Sedan RoCam;
  • Peugeot 207;
  • Peugeot 207 Sedan;
  • Renault Clio;
  • Fiat Pálio Fire;
  • Fiat Siena EL;
  • Toyota Corolla XLi 60 820.

Os carros ficarão mais caros?

Existe uma expectativa que o preço dos carros fique ainda mais alto até 2030. A nova alteração nos valores se dará devido à instalação de 10 novos itens de segurança que se tornarão obrigatórios nos carros. Algumas das novas alterações são:

  • Teste obrigatório de impacto lateral;
  • Sistema eletrônico de controle de estabilidade;
  • Alerta para cinto de segurança desafivelado;
  • Câmera de ré ou sensores de aviso sonoro;
  • Proteção de impacto ao pedestre;
  • Tecnologias de proteção contra choques e colisões.
Compartilhar:
Escrito por

Bruna Machado

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Ver todos os artigos