Japão dá passo futurista e publica diretrizes para uso da IA em ambiente escolar!
O Ministério da Educação japonês divulgou uma série de diretrizes para orientar educadores sobre o uso de Inteligência Artificial por alunos do ensino fundamental.
O Ministério da Educação do Japão divulgou nesta terça-feira diretrizes que permitem o uso limitado de inteligência artificial generativa, como o ChatGPT, nas escolas primárias, secundárias e de ensino médio.
As diretrizes emitidas pelo Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia destacam a necessidade de cautela especial quanto ao uso desta tecnologia por alunos do ensino fundamental.
Um nova tecnologia que veio para ficar
Reconhecendo a importância de que os alunos compreendam profundamente a IA e seus usos, as diretrizes também levaram em consideração as preocupações de que a tecnologia possa impactar negativamente o pensamento crítico e outras habilidades dos estudantes.
As regras são provisórias e inicialmente permitirão apenas o uso limitado. O Ministério da Educação selecionará até o outono um número de escolas secundárias que realizarão testes de uso de IA e planeja revisar as diretrizes com base nos resultados.
Espera-se que a IA melhore os resultados educacionais, mas utilizar a tecnologia envolve riscos de vazamento de dados pessoais e violações de direitos autorais, além de poder inibir a criatividade e a motivação dos alunos para aprender, afirmam as diretrizes. Também foi destacada a necessidade de educar as crianças sobre questões éticas associadas à IA, uma vez que ela pode ser usada em qualquer lugar.
As diretrizes apresentam exemplos de uso inadequado da IA, incluindo alunos apresentando trabalhos feitos pela ferramenta como se fossem os próprios ou utilizando a tecnologia durante provas. Também é importante que os alunos não forneçam informações pessoais em ferramentas de IA e sigam as regras de direitos autorais, afirmam as diretrizes.
Usos da IA na sala de aula
O Ministério sugere que a Inteligência Artificial seja utilizada para obter diferentes pontos de vista nas discussões em sala de aula. Alunos e professores também devem analisar as limitações da tecnologia, avaliando a natureza de qualquer informação errônea gerada.
As autoridades recomendam um uso cuidadoso por parte dos alunos do ensino fundamental, levando em consideração os termos de uso do ChatGPT, que recomendam que ele seja utilizado apenas por pessoas com mais de 13 anos. Alguns membros do partido governista do Japão e do governo estão preocupados em permitir que os jovens tenham acesso à Inteligência Artificial.
Além disso, funcionários do Ministério da Educação sugeriram que alunos do ensino fundamental com menos de 13 anos possam usar IA em certa medida, apenas sob a orientação de professores. Espera-se que essa tecnologia ajude no aprendizado e forme jovens com conhecimentos sobre os principais usos desse tipo de ferramenta.
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