Japoneses apostam em papel higiênico para combater o suicídio entre jovens
A proposta é imprimir mensagens motivacionais e de acolhimento no papel higiênico, para que pessoas mais jovens possam ler.
O suicídio entre a população jovem é um problema que precisa ser encarado com seriedade. Por isso, cada vez mais, novos estudos e trabalhos são feitos a fim de garantir que haja a discussão sobre o tema e se consiga impedir o comportamento suicídio. Com esse propósito, os japoneses decidiram usar papel higiênico como forma de prevenção ao suicídio, entenda.
Leia Mais: Procrastinação é prejudicial e pode contribuir para o surgimento da depressão
Uma nova forma de acolhimento
A ideia surgiu a partir das universidades do Japão, que perceberam que os jovens, quando tristes, recorrem aos banheiros para ficar sozinhos ou isolados. Infelizmente, esse momento pode ser muito propício para o desenvolvimento de ideias relacionadas ao suicídio, além de pensamentos ruins sobre a vida.
Dessa forma, a estratégia de intervenção deveria conseguir entrar em contato com esses adolescentes e jovens nesse momento. Para isso, recorreu-se à impressão de mensagens motivacionais e de acolhimento no papel higiênico. Com isso, espera-se que esse momento se torne menos doloroso e com mais chances de melhorar o ânimo.
Por exemplo, em uma das mensagens é possível ler: “Você está passando por momentos difíceis, mas fingindo que está tudo bem; você não precisa explicar tudo para nós… mas, por que não tentar”? Aqui, a ideia da intervenção tem como principal objetivo incentivar a psicoterapia entre os mais jovens.
O suicídio no Japão
Infelizmente, este país asiático precisa se esforçar muito para diminuir os índices de suicídio entre a população mais jovem. No caso, especialistas alertam sobre como o estilo de vida muito restrito a obrigações acadêmicas e de trabalho pode levar a um adoecimento psíquico muito perigoso.
Por isso, cada vez mais as autoridades japonesas se mostram dispostas a fazer do país um ambiente acolhedor para os jovens, sobretudo nos espaços de estudo, como nas universidades. Afinal, esses podem ser ambientes repletos de competitividade e de baixo autoestima. Nesse sentido, de fato os rolos de papel higiênico com mensagens podem ajudar.
Comentários estão fechados.