João Calvino

Teólogo, líder religioso e escritor francês, conheça João Calvino, um dos principais nomes da Reforma Protestante. Entenda o que é calvinismo e quais são suas bases.

João Calvino foi um teólogo, líder religioso e escritor francês do século XIV. Pai do calvinismo, foi um dos principais nomes da Reforma Protestante. Embora tenha repudiado o nome “calvinismo”, suas doutrinas até hoje são conhecidas dessa forma.

O calvinismo teve como base os princípios da Reforma de Lutero na Igreja Católica e a instalação de um sistema religioso rígido e legalista. A doutrina defende a predestinação como forma de salvação, opondo-se ao arminianismo, que prega o livre-arbítrio. O assunto até hoje é tema de debates nas igrejas evangélicas de todo o mundo.

Reforma Protestante

Reforma Protestante é o nome dado ao movimento reformista do cristianismo no século XVI. O movimento teve início com as insatisfações de Martinho Lutero, monge católico, com algumas práticas e questões ideológicas defendidas pela Igreja Católica. Foi desse movimento, que surgiu o protestantismo, posteriormente conhecido como religião evangélica.

A Igreja Católica Romana era, naquele período, a maior autoridade da Europa Ocidental no âmbito econômico e político. Econômico, porque detinha grande parte das terras e riquezas da Europa; político, porque a autoridade do Papa ia além de questões religiosas, avançando também para o campo político.

Detentora de tanto poder, a Igreja Católica cobrava da população uma série de impostos que deveriam ser repassados à Igreja. Além disso, uma das insatisfações de Lutero estava relacionada à venda de indulgências, remissão total ou parcial da pena divina ocasionada pelo pecado.

Devido a insatisfações políticas, econômicas e teológicas, Lutero publicou 95 teses contra a Igreja de Roma. Esse documento defendia a Bíblia como única fonte de referência para os fieis, a salvação sem mediação e unicamente pela fé.

5 Solas da Reforma Protestante
5 Solas da Reforma Protestante

Essa construção ideológica deu origem às Cinco Solas:

  1. Sola fide (“Somente a Fé”): significa que a salvação é concedida ao homem somente mediante a fé e não por obras, como pregava a Igreja Católica.
  2. Sola scriptura (“Somente a Escritura”): indica a Bíblia como única fonte de referência aos fieis. Tudo o que não estivesse na Bíblia, não deveria ser acatado.
  3. Solus Christus (“Somente Cristo”): a mediação entre o homem e Deus é feita somente por Cristo, único capaz de salvar a humanidade.
  4. Sola gratia (“Somente a Graça”): a salvação é concedida por meio da Graça de Deus, não por merecimento.
  5. Soli Deo gloria (“Somente a Deus a glória”): afirma que o homem foi criado para a glória de Deus e que tudo que ele fizer deve destinar a glorificar a Deus.

Biografia de João Calvino

João Calvino nasceu em Noyon, na região da Picardia, no Norte da França, no dia 10 de julho de 1509. Filho de católicos praticantes, foi consagrado ao sacerdócio logo cedo. Ainda adolescente foi enviado à Universidade de Paris para estudar Teologia. Posteriormente, Calvino ainda estudou Direito e Letras Clássicas.

Foi em Paris que teve o primeiro contato com as ideias de Martinho Lutero. Sua conversão ao protestantismo ocorreu em 1532, quando residira na casa de Etienne de Laforge, adepto da Reforma, e tornou-se amigo de outro novo adepto da Reforma, Nicolas Cop, professor de Filosofia na Sorbonne.

Por sua postura anticatólica foi perseguido diversas vezes e até mudou seu nome para Calvin. Expulso de Genebra, foi para Estrasburgo, onde se casou, amadureceu e elaborou uma constituição religiosa baseada nas “Instituições”.

Em sua segunda passagem por Genebra, veio a ser considerado o grande “reformador universal”. Participou do Conselho da Cidade para assuntos eclesiásticos, ajudou a elaborar leis e fundou a Academia de Genebra, escola de grandes reformadores de toda a Europa.

Calvino e o Conselho de Genebra estabeleceram importantes reformas na Igreja na cidade, deixando ao mundo um imenso acervo de obras, legados e seguidores, posteriormente chamado de calvinismo.

João Calvino morreu no dia 27 de maio de 1564, em Genebra.

Calvinismo

Calvinismo
Os 5 pontos do calvinismo

Calvinismo foi o nome dado aos legados deixados por João Calvino. Sua doutrina fundamental era a predestinação absoluta à vida ou à morte, ao bem ou ao mal, com isso negava o livre-arbítrio. A Igreja era a comunidade dos eleitos à glória, os únicos sacramentos que ela admitia eram o batismo e a eucaristia.

O Calvinismo, ao contrário do Luteranismo, difundiu-se na Europa Ocidental. Na França, foi professado pelos huguenotes, na Escócia, pelos presbiterianos, na Inglaterra, pelos puritanos, e na Holanda, pelos protestantes.

João Calvino estabeleceu diversas reformas na Igreja, eliminou o ritual e a música instrumental da missa, despiu as igrejas de vitrais, quadros e imagens, reduziu o culto a um sermão entre quatro paredes nuas.

Quando a doutrina foi implantada em Genebra, ficou vetado aos domingos a ida ao teatro, jogo de cartas e dança. Até mesmo o trabalho nesse dia seria considerado crime. Nos quatro primeiros anos do rígido governo calvinista, contaram-se 58 execuções, e muitas penas severas foram aplicadas aos transgressores das leis.

O calvinismo pregava o ideal de que o homem predestinado à salvação era aquele que acumulava bens materiais. Logo, para Lutero, era a doutrina perfeita para a burguesia, visto que os comerciantes rejeitavam o ideal católico de glorificação da pobreza e a condenação veemente à usura e ao lucro.

Obras de João Calvino

Confira algumas das obras de João Calvino:

  • De Clementia – Obra anotada de Séneca (1532)
  • Psychopannychia (1534)
  • Institutas da Religião Cristã
  1. Publicado em Latim: 1536
  2. Publicado em Francês: 1541
  • Catéchisme de l’Église de Genève (1542)

Calvino também publicou vários volumes de comentários sobre a Bíblia.

Frases de João Calvino

Veja abaixo algumas frases de João Calvino:

 É só a fé que justifica, mas a fé que justifica não está só.

Não busquemos a causa em parte alguma, senão na vontade divina.

Quem não estuda a Bíblia, confunde heresia com a voz de Deus.

Leia também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.