Jogos antigos não são preservados na indústria de games; entenda o motivo
Estudo aponta os motivos para o desaparecimento de alguns jogos antigos que foram um sucesso de público e são considerados jogos clássicos da indústria de games.
Os jogos antigos perdem espaço com a oferta de tecnologia e plataformas cada vez mais imersivas na indústria de games. Além disso, a crescente competitividade do mercado dos videogames também permite que jogos clássicos sejam destinados ao esquecimento.
Por isso, grupos e instituições, como a Video Game History Foundation (VGHF), trabalham para preservar a memória e a importância dos jogos antigos. Adicionalmente, eles estudam para compreender quais são as motivações por trás do desaparecimento dos jogos antigos.
Nesse sentido, um estudo realizado pela VGHF e pela Software Preservation Network identificou que 87% dos videogames clássicos estão indisponíveis nos Estados Unidos.
Entre as principais afirmações estão: a falta de preservação dos materiais, a competitividade do mercado e a necessidade constante dos jogadores de videogames de acessarem novos gráficos, narrativas e universos que tragam experiências novas.
Por que os jogos antigos estão desaparecendo?
A princípio, um fator determinante para a falta de demanda dos jogos antigos é que a própria indústria dos videogames se constrói por meio de uma esfera competitiva.
Essa dinâmica afeta a produção, a divulgação e a continuidade dos jogos clássicos que revolucionaram uma época e conquistaram uma legião de fãs.
Outro ponto preocupante é a rapidez com que hardwares, plataformas e softwares se tornam obsoletos, exigindo uma atualização dos usuários e dos gráficos dos games.
O reflexo dessa realidade é a oferta de apenas 13% dos jogos históricos ainda estarem no mercado. Além disso, os dados apontam que nenhum período histórico de 1960 a 2009 conseguiu ter mais do que 20% de representação em produtos.
De acordo com a Video Game History Foundation:
“Para acessar quase 9 em cada 10 jogos clássicos, existem poucas opções: procurar e manter jogos e hardware colecionáveis antigos, viajar pelo país para visitar uma biblioteca ou… pirataria. Nenhuma dessas opções é desejável, o que significa que a maioria dos videogames é inacessível a todos, exceto aos fãs mais obstinados e dedicados.”
Logo, para acessar um jogo clássico que foi muito adorado no passado, é preciso buscar itens colecionáveis.
Tecnologias antigas, como CDs, DVDs e cartuchos, também não contribuem positivamente com a preservação, uma vez que nem sempre os usuários sabem manusear corretamente para evitar danos com o passar do tempo.
Para a instituição, a medida mais ideal para a preservação dos jogos antigos é a utilização de bibliotecas para catalogar e manter viva a história dos jogos, assim como a sociedade faz com livros, periódicos e outros materiais que devem ser mantidos para o futuro.
No geral, os defensores do videogame estão tentando conscientizar a sociedade sobre as perdas incalculáveis que acontecem por falta de preservação dos jogos antigos. Eles podem ser considerados como itens históricos que representam uma indústria e uma cultura.
Comentários estão fechados.