Lantânio

O lantânio (símbolo químico La , número atômico 57) é um elemento metálico macio, prateado e branco.

0

O lantânio (símbolo químico La , número atômico 57) é um elemento metálico macio, prateado e branco.

Encontrado em combinação com outros elementos de terras raras, é um dos mais reativos dos metais de terras raras.

Para quê serve?

O lantânio, suas ligas e seus compostos têm uma ampla gama de aplicações. Por exemplo, o elemento é usado na iluminação de estúdios de cinema.

É um substituto para o tório em eletrodos de soldagem a arco de tungstênio a gás. O óxido e o boreto são usados ​​em tubos de vácuo eletrônicos, e o carbonato foi aprovado para um medicamento que absorve o excesso de fosfato em casos de insuficiência renal em fase terminal.

História

O lantânio foi descoberto em 1839 pelo químico sueco Carl Gustav Mosander, quando ele decompôs parcialmente uma amostra de nitrato de cério aquecendo e tratando o sal resultante com ácido nítrico diluído.

Da solução resultante, ele isolou uma nova terra rara que ele chamou de ‘lantana’. O lantânio foi isolado em forma relativamente pura em 1923.

Características

O lantânio pertence ao período seis e ao grupo três (antigo grupo 3B) da tabela periódica. É frequentemente considerado o primeiro dos lantanídeos, que são um grupo de “metais de transição interna”.

Do ponto de vista de sua estrutura eletrônica, os lantanídeos são caracterizados pelo enchimento gradual da subcamada 4f. O lantânio, no entanto, não possui elétrons em sua subcamada 4f, e se ajusta melhor aos elementos do grupo três, correspondendo a um grupo de metais de transição .

O lantânio é maleável, dúctil e macio o suficiente para ser cortado com uma faca. É um dos mais reativos dos metais de terras raras. O metal reage diretamente com carbono elementar, nitrogênio, boro, selênio, silício, fósforo, enxofre e com halogênios.

Ele se oxida rapidamente quando exposto ao ar. A água fria ataca o lantânio lentamente, enquanto a água quente ataca muito mais rapidamente.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.