Você sabia que lavar carnes pode ser prejudicial à saúde?
Isso vale para carnes vermelhas, peixes e frangos. É importante saber quais cuidados ter para não se intoxicar na ingestão dessas carnes.
No Brasil, é muito comum ouvir falar sobre o hábito de lavar carnes, não somente a carne vermelha, mas frango e peixe também. No entanto, não aconselha-se lavar carnes antes de preparar. Ao fazer essa lavagem você estará se expondo a mais bactérias. Mas para se proteger de verdade é necessário não apenas evitar a lavagem, mas conferir se a carne está boa para o consumo.
Veja também: Veja quais são as 11 carnes mais ricas em proteína
Sobre a lavagem de carnes
Uma pesquisa feita na Universidade de São Paulo mostrou que 46,3% das pessoas fazem isso. No entanto, esse ato é extremamente arriscado. Normalmente, as pessoas que fazem essa lavagem acham que estão se protegendo de doenças e removendo impurezas desses alimentos, mas o que ocorre é o contrário.
Ao lavar as carnes, muitos dos seus nutrientes que são solúveis em água acabam se perdendo, o que afeta negativamente a maciez dela. Além disso, a água não consegue remover as bactérias, o que faz isso é o cozimento da carne, devido ao calor que essas bactérias não conseguem sobreviver.
Lavar as carnes faz justamente o inverso, pois possibilita maior proliferação dessas bactérias que se espalham ainda mais. Com isso, há uma maior facilidade que ela entre em contato com outros alimentos e cause uma infecção. Por isso, não lave sua carne antes de cozinhar!
Como identificar uma carne estragada
Lavar as carnes não é o único fator que possibilita a transmissão de doenças, carnes que não foram lavadas também podem estar estragadas. Sendo assim, é importante saber identificar quando isso ocorre. Mas como fazer isso?
O primeiro ponto de atenção é o prazo de validade, como em qualquer outro alimento.O ideal neste caso é conferir a data de validade antes da compra, mas antes de cozinhar é bom ter uma segunda conferência e se estiver fora do prazo de validade você não deve comer. Mas estando dentro do prazo, se atente principalmente ao cheiro. Perceba se a carne está com cheiro de mofo ou azedo, normalmente são odores fortes e fáceis de identificar. Se sentir isso, não coma a carne!
Em adição a isso a textura dela também é um indicador. Desse modo, evite comer carnes que apresentem um aspecto escorregadio, pegajoso ou viscoso. Para finalizar, se você perceber que a carne está com uma cor diferente da que deveria, não consuma! Na maioria das vezes, a coloração de uma carne estragada é mais esverdeada, amarelada, acinzentada ou um pouco sem cor.
Comentários estão fechados.