Lavar o arroz antes de cozinhar: pesquisa científica responde se isso é necessário
Lavar o arroz é uma prática comum dos brasileiros, mas será que precisamos continuar lavando esse alimento antes do cozimento? A ciência explica.
Desde crianças, aprendemos e vemos entes queridos, como nossas mães e avós, cozinhando refeições de determinadas formas.
Dentre os costumes mais comuns está o de lavar os alimentos como forma de higienizá-los e torná-los próprios para o consumo. Mas, no caso do arroz, será que é necessário lavá-lo antes de cozinhá-lo?
Para responder a essa pergunta, uma pesquisa científica foi realizada para saber se lavar o arroz é necessário e fazer bem à saúde. Você não vai acreditar no resultado!
É necessário lavar o arroz?
A resposta é que lavar o arroz não fará diferença na higiene e na remoção de bactérias. O que ocorre é que, quando lavamos esse alimento, nós retiramos o amido dos grãos, o que gera uma água com aspecto leitoso.
Por outro lado, a lavagem do arroz remove nutrientes importantes, como potássio, ferro, fósforo e vitaminas B1, B2, B3 e B6. Essa perda de minerais e vitaminas ocorre no contato da água com a camada externa do arroz, que dissolve os nutrientes.
Na realidade, o que pode influenciar diretamente a eliminação de bactérias e outros agentes nocivos é o cozimento em temperatura adequada e com a quantidade correta de água. Esses hábitos são que vão garantir a saúde alimentar e o consumo correto do arroz, e não a lavagem.
(Fonte: Freepik/Reprodução)
E por que ainda lavamos o arroz?
Antigamente, as pessoas tinham o costume de lavar todos os alimentos, incluindo o arroz, para eliminar impurezas que ficavam no alimento mesmo após o processo de embalagem. E, claro, esse costume persiste até hoje.
Além disso, a lavagem do arroz ainda é feita por algumas pessoas que acreditam que a textura e sabor dos grãos é resultado da lavagem e do posterior cozimento, proporcionando mais qualidade.
Algumas pesquisas ainda registram que lavar o arroz pode eliminar até 20% de partículas de plástico que podem ser ingeridas acidentalmente. Além disso, a presença de arsênio também é uma preocupação.
Contudo, é válido ressaltar que, por conta dos novos processos de colheita e armazenamento, o arroz chega em nossas residências limpo e pronto para o cozimento. De forma geral, não há com o que se preocupar!
Comentários estão fechados.