Você sabia que existe uma lei que regula o uso de faróis em estradas até mesmo durante o dia? Ela é conhecida como lei do farol e, ultimamente, é responsável por muitas multas na estrada. Para entender mais sobre essa lei, preparamos este artigo com as principais informações e como evitar multas por causa dela.
O que é a lei do farol?
Para maior segurança dos motoristas em locais movimentados como as rodovias de pista simples, existe uma lei que obriga todos os automóveis a andar com as luzes dos faróis acesas. A ideia é fazer com que todos os motoristas tenham consciência dos outros carros que também estão na pista em possível alta velocidade.
Para os carros que andam no mesmo sentido, o objetivo dos faróis acesos é permitir aos motoristas enxergarem uns aos outros com melhor clareza pelos retrovisores. Já para os que andam em sentidos opostos, a ideia é perceber rapidamente quando um outro carro está passando.
Qual é a multa da lei do farol?
Os motoristas que forem flagrados andando em estradas brasileiras sem o uso de faróis acesos deverão pagar multa de até R$130,00. Além disso, essa infração conta como 4 pontos na carteira de motorista (CNH).
É importante lembrar que, depois de 40 pontos, o motorista perde a sua CNH e precisa fazer o exame novamente para poder circular livremente com automóveis.
Quando não é preciso utilizar o farol aceso?
De acordo com a lei, existem alguns locais onde é permitido que os carros andem sem utilizar os faróis acesos. Por exemplo, em rodovias em perímetros urbanos, não é necessário esse uso.
Outro ponto importante é que carros que têm faróis com a “condução diurna” também não precisam fazer o uso dos faróis acesos nas estradas.
Comentários estão fechados.