6 leis de trânsito pouco conhecidas e que geram multas
Diversas leis do CTB nem chegam ao conhecimento geral dos brasileiros, por serem pouco aplicadas.
As leis de trânsito são uma das maiores responsabilidades dos motoristas e justamente por isso o seu conhecimento é tão importante. Além de evitar consequências negativas como multas, o cumprimento dessas normas também evitam acidentes desagradáveis.
Assim, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) possui regras de boa conduta para manter o trânsito seguro, porém, existem algumas que não são de conhecimento de todos e isso pode acabar resultando em algum tipo de infração.
Confira a seguir algumas dessas leis.
Leia mais: Confira quais são as 3 novas regras de trânsito em vigor e evite multas
6 situações pouco conhecidas pelos motoristas
- Dirigir com o braço para fora da janela
O ato de colocar os braços para fora da janela enquanto dirige – que é um hábito para muitos – também pode resultar em multas. De acordo com o CTB, essa ação é perigosa porque pode afetar determinados comportamentos do motorista durante a condução.
- Cachorro com a cabeça para fora da janela enquanto o carro está em movimento
Se o seu cão ficar com a cabeça para fora da janela, ou até mesmo do teto solar, enquanto o carro estiver em movimento, viola o CTB no seu artigo 235, onde expressamente proíbe a condução não autorizada de pessoas, animais ou mercadorias fora do veículo. Trata-se de uma infração grave que resultará em 5 pontos na habilitação e multa de 195,23 reais.
- Acabar a gasolina na estrada
Acabar ficando sem gasolina na estrada pode resultar em multas e pontos na carteira e poucos motoristas conhecem isso. Então, antes de pegar a estrada, verifique o nível do seu tanque para não ser penalizado.
- Usar o celular parado no semáforo
É de conhecimento geral que usar celular enquanto dirige pode acarretar em multas, mas o que muitos não sabem é que usar celular em semáforos também pode trazer consequências negativas, como multas e pontos na carteira.
- Ameaçar os pedestres
A ameaça aqui se dá por qualquer mudança repentina de direção que coloque em risco a vida de um pedestre, como, por exemplo, acelerar o carro em direção a uma pessoa. Nesse caso, o motorista comete uma infração grave que não só incorre em multa: o veículo será apreendido e o direito de dirigir suspenso.
- Transportar itens no banco de trás
Por fim, usar um carro para transportar itens no banco de trás também pode ser prejudicial e resultar em multas aos motoristas por infração grave. Já nesse caso, além de ser uma distração, também pode causar ferimentos e acidentes.
Comentários estão fechados.