Você conhece o leite A2 e sabe se essa é uma opção saudável?
A2 é um leite obtido de vacas selecionadas, que promete reduzir desconforto abdominal e acabar com inflamação intestinal.
O leite é um alimento bastante polêmico, enquanto uns defendem seus benefícios para a saúde óssea, outros criticam seus malefícios ao intestino. A verdade é que, para algumas pessoas, o leite pode ser um verdadeiro pesadelo, principalmente para os intolerantes à lactose.
Além da lactose, outros componentes do leite podem causar inflamações intestinais e desconforto abdominal. Para resolver esse problema, surgiu o leite A2, feito a partir de vacas altamente selecionadas, sendo considerado uma alternativa mais saudável.
Leite A2 é o futuro do mercado?
O leite A2 é uma versão de leite de vaca mais saudável, com uma proteína diferente dos leites comuns. As duas principais proteínas do leite são o soro e a caseína, sendo esta última a que representa 30% da porção proteica, segundo artigo do The Journal of Nutrition.
Acontece que a maioria das vacas produz leite que contém tanto a beta-caseína A1 quanto a beta-caseína A2, sendo o subtipo A1 relacionado ao desconforto intestinal.
Segundo o estudo, alguns pacientes apresentaram inflamação intestinal que causou desconforto devido ao consumo da beta-caseína A1, que forma peptídeos inflamatórios.
Beta-caseína A2
Para resolver o problema das pessoas que apresentavam dificuldade para digerir a proteína beta-caseína, as empresas tiveram uma ótima sacada. Algumas vacas são capazes de produzir leite que contém apenas beta-caseína A2, que não apresenta os problemas digestivos da A1.
Benefícios do leite
O leite, como já se sabe, é rico em diversos macronutrientes e minerais, como o cálcio, fundamental para saúde óssea e dentária.
Por isso, diversos nutricionistas recomendam o consumo de até três alimentos derivados de laticínios por dia, atentando-se a casos de intolerância à lactose ou desconforto abdominal quando consumir.
O leite A2 é mais saudável?
Em termos práticos, não. Isso porque a composição e os valores nutricionais são quase os mesmos, com a única diferença sendo da beta-caseína A2 nos leites A2.
Fora isso, os estudos realizados não mostraram nenhuma diferença na saúde cardiovascular entre os pacientes que consumiram cada tipo de leite.
No entanto, caso você tenha sintomas de desconforto intestinal, dor abdominal ou o famoso estômago pesado, uma opção é o leite A2, que pode reverter esse quadro.
Comentários estão fechados.