Leitura na Educação Infantil: Um grande passo para formar um futuro leitor

A leitura não é hábito diário em nosso país. Mas é necessário que ela seja introduzida desde os primeiros minutos de vida de uma criança.


Quando se fala em leitura para crianças menores de seis anos, ainda causa espanto em algumas pessoas e o seguinte questionamento: “ler para uma criança que não sabe ler”?

A leitura não é hábito diário em nosso país. Mas é necessário que ela seja introduzida desde os primeiros minutos de vida de uma criança.

Quando um adulto torna o exercício de ler um hábito na vida de uma criança ela toma gosto e a transforma em algo rotineiro.

Quanto mais cedo for introduzida para uma criança de Educação Infantil, melhor. Pois através dela descobrem-se imagens diferentes, letras desconhecidas, e instiga a criatividade.

Porém muitos pais e educadores não deixam os pequenos entrar em contato com o livro, revista, jornal. Apenas lê para ela e guarda como se fosse um item de “preciosidade”. Porém é de extrema importância que a criança manuseie o material impresso; aprenda a observá-lo, a folheá-lo e a partir daí o instigando para descobrir novas histórias e novos mundos.

O professor de Educação Infantil deve fazer da leitura algo cotidiano para as crianças, pois é esse docente junto com uma família leitora que dá o estímulo para que a criança chegue ao Ensino Fundamental com curiosidade e motivação para aprender a ler e a escrever. A leitura também contribui para o aprendizado da alfabetização e letramento.

Vale frisar que esse ato abrange todos os eixos curriculares e também é levado para a vida. Hoje uma pequena criança que ouve seus pais, professores, amigos lendo para ela, futuramente irá ler seus próprios livros e tornar-se um adulto leitor, crítico e reflexivo sobre seus gostos e participando ativamente da sociedade.

Natália Serafim
Pedagoga

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Referências

Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998. 3.vol.

Solé, Isabel. Estratégias de Leitura / Isabel Solé; trad.Cláudia Scilling – 6.ed. – Porto Alegre : Artmed,1998.

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