Leitura na Educação Infantil: Um grande passo para formar um futuro leitor

A leitura não é hábito diário em nosso país. Mas é necessário que ela seja introduzida desde os primeiros minutos de vida de uma criança.

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Quando se fala em leitura para crianças menores de seis anos, ainda causa espanto em algumas pessoas e o seguinte questionamento: “ler para uma criança que não sabe ler”?

A leitura não é hábito diário em nosso país. Mas é necessário que ela seja introduzida desde os primeiros minutos de vida de uma criança.

Quando um adulto torna o exercício de ler um hábito na vida de uma criança ela toma gosto e a transforma em algo rotineiro.

Quanto mais cedo for introduzida para uma criança de Educação Infantil, melhor. Pois através dela descobrem-se imagens diferentes, letras desconhecidas, e instiga a criatividade.

Porém muitos pais e educadores não deixam os pequenos entrar em contato com o livro, revista, jornal. Apenas lê para ela e guarda como se fosse um item de “preciosidade”. Porém é de extrema importância que a criança manuseie o material impresso; aprenda a observá-lo, a folheá-lo e a partir daí o instigando para descobrir novas histórias e novos mundos.

O professor de Educação Infantil deve fazer da leitura algo cotidiano para as crianças, pois é esse docente junto com uma família leitora que dá o estímulo para que a criança chegue ao Ensino Fundamental com curiosidade e motivação para aprender a ler e a escrever. A leitura também contribui para o aprendizado da alfabetização e letramento.

Vale frisar que esse ato abrange todos os eixos curriculares e também é levado para a vida. Hoje uma pequena criança que ouve seus pais, professores, amigos lendo para ela, futuramente irá ler seus próprios livros e tornar-se um adulto leitor, crítico e reflexivo sobre seus gostos e participando ativamente da sociedade.

Natália Serafim
Pedagoga

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Referências

Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998. 3.vol.

Solé, Isabel. Estratégias de Leitura / Isabel Solé; trad.Cláudia Scilling – 6.ed. – Porto Alegre : Artmed,1998.

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