Lentes inovadoras combatem miopia e promovem a saúde dos olhos
A miopia avança no mundo inteiro, e fabricantes de lentes viabilizam nova proposta: corrigir as vistas e evitar a progressão da patologia.
A miopia tem crescido cada vez mais ao redor do mundo e tem sido uma condição patológica preocupante. A fim de combater o crescimento de pessoas míopes, as fabricantes de lentes começam a propor a opção dos óculos que impedem o avanço da miopia em crianças e adolescentes.
Recentemente, a OMS (Organização Mundial da Saúde) alertou sobre uma “epidemia silenciosa” que tem acometido as pessoas. Estimativas apontam que metade da população mundial será míope em 2050, como afirmam os estudos atuais.
A miopia é uma alteração que ocorre no globo ocular, impedindo que as pessoas deixem de enxergar a longa distância. Isso acontece porque a patologia concentra os tecidos nervosos na retina, na parte de trás do olho.
Esse crescimento na população mais nova, entre crianças e adolescentes, está acontecendo por conta de medidas contra a pandemia de covid-19. De acordo com especialistas, os mais novos estiveram mais conectados às telas enquanto passaram pelo afastamento social.
Lentes podem impedir o avanço da miopia
As lentes capazes de conter a miopia usam um tipo de tecnologia que pode ser reconhecido como HALT (Highly Aspherical Lenslet Target, nome em inglês) ou desfoque periférico (DIMS).
As duas tecnologias servem para corrigir a miopia e conseguem encontrar e combater a progressão dessa patologia. O globo ocular consegue ser corrigido mediante as modificações tecnológicas que o vidro contém.
Neste ano, a revista Scientifc Reports publicou o artigo “Miyyosmart” falando acerca das lentes produzidas no Japão, pela fabricante Hoya, que ganhou seis anos de estudo. Esse mesmo artigo comprova que as lentes estão seguindo o caminho certo.
Além da fabricante japonesa, a Alemanha chega ao mercado com a Zeiss e a francesa EssilorLuxottica segue a mesma linha de estudo, utilizando a tecnologia HALT. Essas lentes são capazes de impedir o avanço da miopia em até 70% dos casos quando comparadas com as lentes de tratamento tradicional.
Comentários estão fechados.