Levar o celular pra cama pode ser um problema: ‘higiene do sono’ é recomendada por especialistas
Especialistas alertam sobre o efeito de levar o celular para cama e adiar o horário do sono, podendo ser prejudicial em longo prazo.
Dormir bem durante a noite é a meta de quem deseja ter um ótimo dia, mas é algo que muita gente não consegue alcançar. Para as pessoas que não possuem distúrbios de saúde comprovados, alguns novos hábitos podem auxiliar nesse processo de “higienização do sono”. A higiene do sono pode ser um grande aliado para desvencilhar os efeitos insones.
São pequenas ações, como abaixar as luzes do ambiente mais cedo e não levar eletrônicos para o lugar, que podem ajudar a ter uma noite de sono agradável. Se a meta é dormir cedo e ter uma noite de sono reparadora, siga esse ritual da “higiene do sono” e aproveite.
Higienização do sono
O sono, junto a atividades físicas e à prática da boa alimentação, pode auxiliar na saúde do corpo humano de diversas formas: o sistema imunológico fica fortalecido, a saúde cardiovascular é ampliada e o equilíbrio emocional não sofre alterações. De acordo com especialistas, este é o motivo pelo qual o sono precisa ser bem aproveitado.
Se você é uma dessas pessoas que sofrem com a ausência do sono, esta é a melhor hora para fazer a higiene do sono. Praticar hábitos noturnos pode ajudar a não ter insônia.
Passo a passo para a higiene do sono
• Caso não tenha prescrição médica para ingerir remédios que dão sono, a melhor alternativa é evitar;
• Se você deitou na cama e demorou mais de 30 minutos para dormir, não continue deitado;
• Evite levar produtos eletrônicos para a cama e não durma com a televisão desligada;
• Mantenha todos os aparelhos em silêncio e deixe o quarto escuro, sem barulhos. Se não consegue dormir em um ambiente totalmente escuro, escolha as lâmpadas das cores amarela, laranja ou vermelha;
• Evite passar por estresse antes de dormir;
• Evite beber álcool ou cafeína antes de dormir, dê preferência para as comidas mais leves.
Comentários estão fechados.