Como lidar com o novo fenômeno de ghosting nos relacionamentos?
Venha descobrir como os rompimentos podem afetar tão profundamente.
Segundo um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Politécnica da Califórnia, existe um fenômeno denominado fantasma ou “ghosting” de um parceiro, que na realidade é uma estratégia indireta de término que consiste no fim da comunicação de uma das partes da relação. Por isso, no artigo de hoje, explicaremos como funciona essa estratégia e quais são as consequências dela para a pessoa que a utiliza.
Leia mais: Saiba o que é o famoso ‘método do sussurro’ viral no TikTok
Saiba o que é o ghosting
Terminar um relacionamento é uma questão bastante delicada, visto que não existe uma forma positiva de fazer isso. Entretanto, existem algumas estratégias que tendem a te auxiliar nessa formalização do fim.
Como mencionado anteriormente, o fenômeno “fantasma”, é utilizado como uma estratégia para auxiliar no término, mas acaba sendo injusto e irresponsável emocionalmente com uma das partes. Tal estratégia pode trazer um custo muito alto, visto que ela acaba impedindo que eles vivam e se abram para outros relacionamentos amorosos por não ter finalizado adequadamente com o antigo parceiro.
Para conseguir compreender os efeitos disso sobre os jovens e nos seus relacionamentos, os pesquisadores da Universidade Politécnica da Califórnia entrevistaram jovens que foram vítimas de ghosting e concluíram que existem quatro temas que os definem. São estes:
1. Confusão
As pessoas que são abandonadas pelos fantasmas (aqueles que somem sem finalizar a relação) tentam entender o que / quem foi o responsável pelo término da relação e isso acaba promovendo uma experiência traumática para eles.
2. Justificação
Eles tentam encontrar uma justificativa do porquê aconteceu o término.
3. Evitar vulnerabilidades futuras
Eles acabam tendo uma maior dificuldade para se relacionar com alguém novamente e se sentem inseguros com isso.
4. Contribuição da tecnologia
Os aplicativos de namoro consequentemente acabam facilitando a estratégia fantasma, visto que, o anonimato faz com que eles se sintam seguros. É importante que as vítimas de fantasmas reflitam sobre suas ações, trabalhem a sua capacidade de se comunicar com as pessoas e procurem ajuda de um profissional. Lembre-se que você não está sozinho e que não deve se culpar pelo que aconteceu.
Comentários estão fechados.