Língua afiada: veja benefícios de argumentar como uma pessoa bem-sucedida
Sabia que discussões podem ser ótimas oportunidades de aprender? Ganhar nem sempre é tudo!
Ser bem-sucedido é o desejo de muitas pessoas, porém para que isso de fato aconteça, muitas vezes é necessário fazer uma mudança de comportamento e de pensamento sobre diversas coisas. A forma de argumentar em discussões, por exemplo, precisa ser revista. Embates como estes são muito mais produtivos para ambas as partes quando os indivíduos estão preocupados em aprender com os argumentos, não em vencer a discussão.
Argumentar para aprender é a chave
Mudar a maneira como nós encaramos e levamos as discussões é essencial para o nosso crescimento pessoal e intelectual, afinal de contas, quando deixamos de buscar sempre vencer todas as discussões a todo custo, elas se tornam uma ótima fonte de conhecimento e oportunidades de amadurecimento.
Um estudo do psicólogo e professor de marketing, Matthew Fisher, focou em descobrir quais seriam os reais benefícios de começar a argumentar nas discussões buscando aprender, ou melhor, em “estar disposto a ouvir outras perspectivas e se envolver em um diálogo que não seja simplesmente para convencer a outra pessoa de que você está certo pode levar a todos os tipos de percepções inesperadas”.
O psicólogo afirma que as vantagens vão muito além de aprender coisas novas, mas que também chega até a questão que te faz encontrar a real resposta para os questionamentos levantados no debate.
Como funcionou o estudo?
A pesquisa que Fisher fez buscou descobrir se a maneira como alguém argumenta pode interferir em alguma medida na forma como ele entende o que é verdadeiro sobre o tópico de discussão.
Dessa maneira, as pessoas foram postas em uma sala virtual com o intuito de discutir sobre assuntos importantes. Elas foram divididos em dois grupos: um para discutir visando vencer a discussão e outro para aprender com ela.
Como funciona a discussão visando aprender?
Ela se baseia em uma mudança de visão, utilizando a conversa como meio de trocas colaborativas, não de pontos de tensão, pois dessa forma é possível aprofundar alguns conhecimentos sobre os assuntos.
A grande questão é que quem participou desse tipo de discussão parecia ver o mundo de outra forma, afinal de contas, as pessoas estavam sempre abertas a aprender mais. Por isso, ficavam relaxados ao se deparar com pontos de debates e opiniões diferentes. Já quem buscava vencer as discussões a todo custo dificilmente aprendia algo novo.
Eles também se desestabilizavam emocionalmente.
Comentários estão fechados.