Brasil sem violência: ESSAS 18 cidades são as mais seguras do país
Se segurança pública é importante para você, então essa lista vai te ajudar a decidir onde será sua futura casa.
O momento de planejar uma mudança de cidade requer a análise de vários fatores, mas a segurança pública costuma ser o principal deles. Afinal, a preocupação com a violência urbana é um dos motivos que faz boa parte das famílias procurarem cidades mais tranquilas para viver.
Normalmente, são locais um pouco mais afastados dos centros urbanos, mas com capacidade para oferecer uma boa qualidade de vida.
Leia mais: Confira 6 destinos mais em conta para viajar pelo Brasil sem gastar muito
Atlas da Violência faz mapa das cidades mais seguras para viver
Nascida por meio da parceria entre o Fórum Brasileiro de Segurança Pública e pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o Atlas da Violência é uma pesquisa com o intuito de analisar a segurança dos municípios brasileiros. O último Atlas da Violência, formulado em 2019, analisou a taxa de homicídios de 319 municípios brasileiros a cada 100 mil habitantes, a média nacional de homicídios e quais são as regiões mais violentas do país.
De acordo com o estudo, a média nacional de homicídios a cada 100 mil habitantes é de 37,6, número considerado alto pelo Instituto. Já no quesito de regiões mais violentas, o Norte e Nordeste se destacam, enquanto a região Sul apresenta o menor registro de homicídios a cada 100 mil habitantes.
Para efeito de comparação, dois estados do país estão em lados opostos quando se trata de número de homicídios. Enquanto São Paulo registra o menor índice do Brasil, com 14,3 mortes a cada 100 mil habitantes, o Rio Grande do Norte tem índice de 67,4.
Cidades mais seguras do Brasil
Confira:
1. Jaú (SP) – 2,7
2. Indaiatuba (SP) – 3,5
3. Valinhos (SP) – 4,7
4. Jaraguá do Sul (SC) – 5,5
5. Brusque (SC) – 5,8
6. Jundiaí (SP) – 6,1
7. Passos (MG) – 7,2
8. Limeira (SP) – 7,7
9. Americana (SP) – 7,7
10. Bragança Paulista (SP) – 7,7
11. Santos (SP) – 7,8
12. Araxá (MG) – 7,9
13. Araraquara (SP) – 7,9
14. São Caetano (SP) – 7,9
15. Tubarão (SC) – 8,1
16. Varginha (MG) – 8,3
17. Mogi das Cruzes (SP) – 8,3
18. Itatiba (SP) – 8,3
Como você pôde ver boa parte delas se localiza nas regiões Sul e Sudeste do país. Então, observe também se o clima te agrada na hora da adaptação.
Comentários estão fechados.