Detran divulga lista de motoristas com carteira suspensa e gera polêmica
Entre as acusações estava a de consumo de substância psicoativa ao volante, que gerou atuação criminal sem possibilidade de recurso.
Uma publicação no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) chamou bastante a atenção dos motoristas da região. Isso porque foi divulgada uma lista de motoristas com suspensão de carteira e com autuação criminal. Inclusive, esses motoristas ficaram sem a possibilidade de recorrer da decisão, visto que já era a palavra final.
Leia mais: Detran permite que motoristas realizem serviços sem a presença de terceiros.
O motivo da suspensão
Segundo o DODF, o principal motivo pela suspensão da carteira de habilitação desses motoristas foi o consumo de substância psicoativa ao volante. Trata-se, portanto, de uma autuação com base na Lei Seca, que é a lei 11.705 de 2008.
Ao contrário do que muitos pensam, a lei não visa apenas o fim do consumo de bebida alcóolica ao volante, mas qualquer substância psicoativa. Assim, drogas e substâncias lícitas e ilícitas que causem alteração cognitiva podem resultar em autuação pela justiça.
Ademais, a Lei Seca pune com multa de R$ 2.934,70 quem dirige embriagado, além de poder resultar em uma detenção que vai de seis meses a três anos. Por fim, também há a suspensão da carteira de motorista como punição, e foi justamente isso o que aconteceu com os motoristas do DF.
Autuação criminal
A lista divulgada no Diário Oficial do Distrito Federal (página 12)conta com 200 nomes de motoristas que foram autuados criminalmente. Isso significa que essa divulgação já representa a decisão final do Detran, visto que houve flagrante.
Desse modo, ficou terminantemente proibido que esses motoristas dirijam nos próximos doze meses, e por isso aconteceu a suspensão das carteiras. Inclusive, aos mesmos sequer houve a possibilidade de entrar com recurso para reverter a decisão.
No caso, o Detran do Distrito Federal até ouviu as reclamações quanto a possíveis erros na denúncia. Porém, manteve a pena ao confirmar a identidade do condutor. Ademais, cada motorista ainda precisou lidar com a exposição para todo o Brasil por conta da publicação.
Comentários estão fechados.