Litoral de São Paulo continuará com chuvas intensas e Defesa civil alerta moradores
Os volumes previstos pelo Governo do Estado não se aproximam dos 600 milímetros registrados no fim de semana, mas, preocupam a Defesa Civil.
Nos últimos dias, o litoral Norte de São Paulo tem sofrido com fortes chuvas. A péssima notícia para os moradores dessa região é que uma nova frente fria deve trazer mais chuva. Os volumes previstos pelo Governo do Estado não se aproximam dos 600 milímetros registrados no fim de semana, mas, preocupam a Defesa Civil. Com as atualizações, a tendência é que as chuvas em São Paulo continuem intensas. Saiba mais.
Confira as previsões
Para a cidade de São Sebastião a previsão é de 30 milímetros de precipitações nas próximas horas. Esse município foi o mais atingido pelas chuvas, com 47 mortos até a manhã de hoje. Já em Ubatuba, a previsão é de 25 milímetros, assim como Ilhabela e Caraguatatuba.
Luana Gonçalves, coordenadora de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil, o alerta vale principalmente para a Baixada Santista, Litoral Norte e Vale do Paraíba. Segundo ela: “As áreas já afetadas com as chuvas dos últimos dias correm o risco de novos temporais”.
De acordo a Sabesp, o abastecimento de água na região, suspenso após as chuvas, foi totalmente restabelecido.
Segundo o Governo de São Paulo, o solo encharcado deixou áreas instáveis e novas chuvas, por esse motivo, podem haver novos incidentes. O coordenador de Proteção e Defesa Civil de São Paulo, Coronel Hengel, afirmou que:
“Algum talude, por um pequeno volume de água, pode ceder e causar algum grau de abatimento”, disse.
Entenda o que é talude
Talude é um termo usado para descrever uma área inclinada ou declive em um terreno, geralmente encontrado em encostas, margens de rios, estradas ou em qualquer outra área onde o solo é independente e sujeito a movimentos. Quando a inclinação do talude é muito elevada, podem ocorrer movimentação de terra, desmoronamentos ou outros tipos de desastres naturais.
Até o momento, houve 48 mortes confirmadas pelo Governo do Estado e 26 corpos foram identificados onde:
- 10 são de homens adultos;
- 9 de mulheres adultas;
- 7 de crianças.
Em todo o Estado, há 1.730 desalojados e 766 desabrigados.
Comentários estão fechados.