Justiça de São Paulo decreta falência da Livraria Cultura
A falência da empresa foi expedida pelo juiz Ralpho Barros Monteiro, da 2ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo.
A Livraria Cultura é uma cadeia de livrarias fundada em São Paulo, em 1948. Ela é conhecida por sua ampla seleção de livros, CDs, DVDs e outros produtos culturais, incluindo artigos de papelaria, brinquedos e itens de decoração. No entanto, a tradicional Livraria Cultura teve seu fim decretado por conta de diversas dívidas. Confira mais sobre isso neste texto que preparamos.
Falência é decretada pela justiça
A falência da empresa foi expedida pelo juiz Ralpho Barros Monteiro, da 2ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo, na última quinta-feira, 9. Em 2018, temendo ser alvo do decreto, a empresa chegou a pedir proteção contra a falência.
Porém, na epóca, a dívida da Livraria Cultura era em torno de R$ 285 milhões. Depois da pandemia, o cenário agravou-se e a companhia descumpriu o plano de recuperação judicial aprovado por seus credores. Além disso, a empresa não estava em dia com as dívidas trabalhistas.
Afinal, por quais motivos as empresas vão à falência?
Os principais motivos que levam as empresas à falência são:
- Falta de demanda: Se a demanda por um produto ou serviço diminui, a empresa pode ter dificuldades em vender seus produtos e manter sua rentabilidade;
- Concorrência excessiva: Se houver muitos concorrentes oferecendo produtos semelhantes, a empresa pode ter dificuldades em se manter no mercado;
- Gestão inadequada: Uma gestão inadequada, incluindo erros financeiros ou de planejamento, pode levar à falência;
- Endividamento excessivo: Se uma empresa tem muitas dívidas, pode ser difícil para ela cobrir suas despesas e pagar suas dívidas.
No caso da livraria Cultura, os custos de produção e a pouca demanda por livros foram alguns dos motivos pelos quais a empresa acumulou dívidas durante esse tempo. No entanto, as livrarias em geral no Brasil passam por um momento delicado no mercado.
Na cidade de São Paulo, a Livraria Cultura fica localizada no Conjunto Nacional, na avenida Paulista. Há uma segunda unidade em Porto Alegre (RS).
Comentários estão fechados.