Novo livro aborda os desafios da educação básica brasileira

A obra aborda os impactos deixados pela pandemia no sistema de educação básica e fornece propostas para melhorar o ensino básico.

O sistema educacional brasileiro sempre está em pauta devido à intensa busca de uma solução para um melhor desenvolvimento. Diversos problemas interferem nesse processo, mas alguns exercem uma influência maior do que o esperado, como é o caso da pandemia da Covid-19 em relação à educação básica do país.

Com o objetivo de discutir os impactos gerados pela pandemia e apresentar soluções para o sistema de ensino, um novo livro sobre educação básica do Brasil chegou às bancas.

Os desafios da educação básica brasileira

A educação básica é fundamental para o desenvolvimento de um país, pois é através dela que os cidadãos adquirem as habilidades e competências necessárias para o desenvolvimento pessoal e profissional.

No entanto, segundo dados divulgados pelo IBGE, mais da metade dos brasileiros com 25 anos ou mais não concluíram a educação básica.  Isto é, em torno de 69,5 milhões de adultos.

Dos indivíduos pertencentes a esse grupo, a maioria não frequenta a escola devido à necessidade de trabalhar.

O impacto da pandemia na educação básica brasileira

A pandemia da Covid-19 agravou ainda mais a situação da educação básica no Brasil. Por conta das medidas restritivas de lockdown, as escolas ficaram fechadas por cerca de 260 dias (quase 9 meses), entre 2019 e 2021.

Consequentemente, o resultado não foi nada agradável, já que a evasão escolar registrou um aumento de 171% nesse mesmo período.

Abordagem dos impactos é registrada em livro

Diante desse cenário, a Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI) em parceria com a Fundação Roberto Marinho resolveu retratar o assunto em um livro.

Com o título “Educação em Pauta: Desafios da Educação Básica no Brasil”, a obra apresenta um diagnóstico dos problemas da educação básica do país. Além disso, ainda sugere políticas públicas para as novas gestões estaduais e federal a partir de 2023.

Ao todo, 25 especialistas participaram da elaboração do livro, que se divide em quatro partes. Nelas, há abordagens que vão desde a análise dos obstáculos da educação básica até a implementação do novo ensino médio e o futuro da educação brasileira.

O tempo de elaboração da obra foi de 1 ano e 4 meses, tendo como objetivo principal funcionar como apoio para as novas decisões do poder público na área da educação.

Segundo o presidente da OEI, Raphael Callou, todo início de gestão é um momento de debate para correção do rumo educacional e o livro deve ser visto como uma possibilidade de auxílio na resolução do problema.

Propostas apresentadas na obra

Como dito anteriormente, o livro apresenta algumas propostas para lidar com esse desafio.

Entre elas estão: desenvolvimento de competências digitais, colaboração entre os entes federativos, aprimoramento dos sistemas de avaliação nacionais e ações de preparo estudantil para as mudanças tecnológicas.

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