Assim como os brasileiros viajam para outros locais através da leitura de autores internacionais, leitores de outros países também podem viajar pelo Brasil através da nossa literatura.
Com isso, vemos a importância da leitura, que como salienta o autor George R. R. Martin, autor de Game of Thrones, afirma: “Eu vivi mil vidas e amei mil amores. Andei por mundos distantes e vi o fim dos tempos. Porque eu li”. A leitura transforma e a literatura brasileira tem muito a oferecer ao mundo.
Viagem pelo Brasil: Os 5 Livros nacionais mais lidos mundialmente
Mostrando um Brasil diferente do senso comum, de carnaval e praias, selecionamos cinco livros nacionais mais lidos mundialmente, trazendo um reflexo do país e permitindo que outras nações possam conhecer e viajar por nosso território.
Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa
Lançado em 1956, Grande Sertão: Veredas, do autor mineiro Guimarães Rosa, é um dos livros brasileiros mais lidos no exterior e mostra um Brasil bem diferente do imaginado pelos estrangeiros. Hoje, a obra é considerada uma das mais importantes da literatura brasileira e lusófona.
Retratando a vida no sertão, a obra é protagonizada por Riobaldo, que relata sua vida, lutas, pensamentos, medos e seu relacionamento com Diadorim, por quem sentia atração, mas a reprimia.
Capitães da Areia, de Jorge Amado
Do famoso autor baiano Jorge Amado, também autor de Dona Flor e Seus Dois Maridos, Tieta do Agreste e Cravo e Canela, os livros do autor foram trazidos em 49 idiomas, sendo Capitães da Areia sua obra mais famosa mundialmente.
Escrito em 1937, reflete parte do movimento do Romance de 30 e também mostra a cidade de Salvador para além das belezas do turismo, narrando a história de garotos de vida marginal, com a vida marcada por tragédias e misérias. A obra é destaque por ser uma das primeiras a abordar a temática de menores de idade nas ruas.
A Hora da Estrela, de Clarice Lispector
Narrando a história de Macabéa, que migra de Alagoas para o Rio de Janeiro e vive uma vida sem grandes acontecimentos, apesar de se sentir deslocada com a diferente cultura. Publicado em 1977, segundo a própria Clarice, a história retrata “uma inocência pisada” e, de certa forma, suas próprias histórias.
A obra já ganhou adaptação no cinema, com Fernanda Montenegro como a protagonista Macabéa. Além disso, a produção já foi eleita um dos 100 melhores filmes nacionais de todos os tempos.
Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis
Publicado como folhetim em 1880, Memórias Póstumas de Brás Cubas ganhou sua forma de livro no ano seguinte, 1881. Apesar de dividir opiniões na época, devido à inovação temática da obra, atualmente, é um dos livros mais importantes da literatura nacional.
Se apresentando como um “narrador fantasma”, Brás Cubas retrata a escravidão, cientifisismo e classes sociais, retratando a sociedade carioca com ironia, pessimismo ou mesmo, indiferença. Nos Estados Unidos, a obra ganhou nova tradução em 2020 e esgotou em um dia após seu lançamento.
O Alquimista, de Paulo Coelho
Obra mais recente da lista, O Alquimista, de 1988, é, também, o livro escrito por um brasileiro mais vendido internacionalmente, ultrapassando a marca de 65 milhões de cópias, publicado em 68 idiomas. Além disso, a obra de Paulo Coelho é um dos livros mais vendidos da história.
Na narrativa, Santiago finalmente vive de forma livre, como sempre desejou quando criança. No entanto, um sonho que se repete todas as noites tira seu sossego. A obra, que traz reflexões sobre o destino e sonhos, é o livro brasileiro mais traduzido do mundo.
Mesmo para os brasileiros, a literatura nacional ainda nos permite viajar por regiões desconhecidas, seja pela distância física ou pela cultural.
Dessa forma, apoiar autores do país é uma forma de apoiar e reforçar a cultura brasileira. Qual destes livros você já leu? Compartilhe com um amigo que só lê livros de autores internacionais e mostre o poder dos autores nacionais!
Comentários estão fechados.