Lobos realmente podem se apegar a humanos como cães

Venha descobrir por que os lobos podem criar apego aos seus criadores humanos.

O lobo é uma espécie de mamífero canídeo do gênero Canis – a mesma espécie dos cachorros. E assim como eles, esses animais possuem uma preferência na companhia de um humano. No artigo de hoje, vamos falar um pouco mais sobre essa curiosidade sobre os lobos e explicar o porquê dessa preferência.

Leia mais: Felicidade canina: sabia que cães podem chorar de alegria?

Por que lobos possuem afinidade com os cuidadores humanos?

O lobo é conhecido por ser um animal selvagem e um grande predador. Sendo assim, é uma espécie carnívora que ocupa o topo da cadeia alimentar, se alimentando de animais grandes e pequenos. Devido a esses fatores, os seres humanos geralmente tendem a pensar que são animais agressivos e frios, entretanto, ao contrário do que parece, os lobos são carinhosos e familiares, assim como os cães.

De acordo com um estudo feito pela Universidade de Estocolmo e publicado na revista Ecology and Evolution, é possível afirmar que os lobos têm um comportamento de apego quando se trata dos cuidadores humanos e preferem a presença de uma pessoa familiar. Isso acontece porque a interação com o humano causa um impacto positivo no comportamento social do animal. Confira agora como foi feita essa pesquisa.

Teste comportamental em lobos e cães

Os pesquisadores da Universidade testaram 10 lobos e 12 cães em um estudo comportamental para avaliar o quesito de apego em canídeos. Durante o período de teste, foi possível analisar que esses animais, assim como os cães, mostraram preferência a uma pessoa familiar do que a um estranho. Também foi possível observar que essa presença agiu como um calmante para os lobos, melhorando assim seu comportamento social.

Em um dos testes feitos pelos pesquisadores, os lobos e os cães foram colocados na seguinte situação de estresse: uma pessoa familiar e um estranho se transformam entrando e saindo do ambiente, criando assim uma confusão na mente do animal. Nesse teste, os lobos, assim como os cães, conseguiram discriminar quem era a pessoa familiar e o estranho, demonstrando mais afeto ao familiar. Portanto, foi possível concluir que essa habilidade não é única dos cachorros, mas também em lobos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.