Lojas de Nova York proíbem a venda de latas de chantilly para menores de 21 anos
A proibição visa impedir o uso do gás das latas como narcótico por adolescentes e quem comercializar o produto pode pagar multa.
As latas de chantilly comercializadas em Nova York contêm óxido de nitrogênio, que, por sua vez, é utilizado como narcótico por adolescentes. Por isso, entrou em vigor uma lei aprovada em 2021 que prevê multa para quem vender estes produtos a menores de 21 anos. O descumprimento da lei pode gerar um custo de U$ 250,oo. Acompanhe a leitura e saiba mais sobre o assunto.
Leia mais: Até o consumo moderado de álcool afeta a cognição, aponta estudo
Proibição da venda de latas de chantilly para menores de 21 anos em Nova York
A partir de agora, quem quiser comprar latas de chantilly em Nova York terá de apresentar um documento de identidade válido para comprovar que é maior de 21 anos, assim como é o caso das bebidas alcoólicas e do tabaco. Além disso, os produtos ganharão uma identificação especial, como a das bebidas alcoólicas.
Em relação às multas para quem descumprir a lei, está previsto o valor de U$ 250,00 (isto é, cerca de R$ 1.200) para quem vender as latas para os adolescentes uma vez e, em caso de reincidência, o valor será o dobro, ou seja, a multa será de U$ 500,00.
O senador democrata de Nova York, Joseph Addabbo, foi o principal promotor da lei que entrou em vigor recentemente. Segundo ele, a nova lei é um passo importante para combater um problema significativo para diversos bairros. Addabbo disse que tomou conhecimento do problema pois eleitores se queixaram da quantidade de latas vazias nas ruas.
Efeitos deletérios do óxido de nitrogênio
O óxido de nitrogênio, também é conhecido como o “gás do riso”, não é ilegal e é usado para preservar a consistência do chantilly, porém, pode ser extraído separadamente e causa uma sensação de euforia de curta duração. Quando usado repetidamente causa pressão baixa, desmaios, perda de memória e até psicose.
Os inalantes, embora muito populares entre os jovens, podem ser um sério risco para a saúde, de acordo com dados de uma ficha técnica da US Drug Enforcement Administration, que destaca que o uso abusivo da droga pode “causar danos às partes do cérebro que controlam o pensamento, visão, movimento e audição.”
Comentários estão fechados.