Longevidade ou imortalidade? Esses animais podem viver quase 1000 anos
A vida humana nem se compara a quantidade de tempo que esses animais podem atingir. O menor tempo de vida entre eles é de 100 anos.
A vida humana está restrita às condições de vida das células. Em geral, os humanos podem viver até 120 anos, atingindo um limite muito extremo de uma possível vida. O organismo não está preparado para viver tanto tempo, devido aos danos e problemas acumulados nas células ao longo dos anos.
No reino animal, porém, existem espécies que podem ser incrivelmente longevas, e é sobre esses seres quase que imortais que vamos abordar nesta matéria.
Animais quase imortais: dos 100, 200 e quase 1000 anos
Confira os animais que mais podem viver no mundo.
100 anos
Muitos animais podem viver por um tempo superior a 100 anos, o que é totalmente incomum comparado aos humanos. Um exemplo são as criaturas que vivem no mar, podendo ultrapassar com facilidade 160 anos, como é o caso da Amêijoa gigante.
Atingindo os 200 anos com facilidade, os ouriços-do-mar vermelhos podem bater o recorde com tranquilidade, pois é só esperar o tempo passar. Caso não sejam uma comida agradável para outros animais, podem passar dos 100 anos com tranquilidade.
Mais de 200 anos
As baleias-da-Groenlândia assumem uma posição incrível, com mais de 20 metros de comprimento. Esses mamíferos gigantes estão na lista dos animais que podem viver longos anos.
Junto com as baleiras, os tubarões-da-Groenlândia também entram na faixa etária superior a 200 anos.
As águas geladas da Groenlândia têm uma poção de vida longa? Se tem, ainda não sabemos! Mas as pesquisas mais recentes, de 2016, alertaram que um tubarão pode viver até 400 anos.
Milênios ou imortais?
Uma espécie que pode atingir 4 mil anos são os corais Antipatharia, como afirmou uma pesquisa de 2009. Semelhantes a arbustos, eles vivem nas mais profundas águas do mar e estão ameaçados de extinção por conta de mudanças climáticas.
Outra espécie que pode viver mundo, estando também nas mais profundas águas do mar, é o esponja-de-vidro. Semelhantes a algas, essa espécie de poríferos alcança 11 mil anos de idade, como apontou uma pesquisa realizada em 2012.
Comentários estão fechados.