Lucro do FGTS já foi decidido e será distribuído para trabalhadores – veja se você tem direito

Anualmente, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) divide o lucro obtido no ano anterior com quem possui conta vinculada. Veja quanto você receberá!

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) aprovou, por meio de seu Conselho Curador, a quantia do lucro que será distribuída entre trabalhadores com contas atreladas ao fundo. O total corresponde ao resultado de 2022.

Assim, a diferença entre as receitas e as despesas foi de R$ 12,8 bilhões, mas a população receberá 99% do total, cerca de R$ 12,7 bilhões.

Esse montante será dividido entre 82 milhões de trabalhadores, segundo o Ministério do Trabalho. Abaixo, vamos explicar quem tem direito a receber o valor disponibilizado pelo lucro do FGTS.

Quem recebe o lucro do FGTS?

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, declarou que todas as pessoas que tinham contas (ativas ou inativas) vinculadas ao Fundo de Garantia em 2022, podem receber os lucros. Isso é cerca de 217,6 milhões de contas ativas.

O valor creditado para cada pessoa será proporcional ao saldo existente no dia 31 de dezembro de 2022, ou seja, cada trabalhador terá direito a uma quantia diferente.

Mas o Ministério do Trabalho deixou claro que a distribuição se baseará em um índice, de 0,02461511. Logo, para saber quanto vai receber, você deve multiplicar o saldo da sua conta e este número.

Valor depositado do Lucro do FGTS pode ser sacado?

Esse dinheiro extra só poderá ser sacado em alguns casos específicos, seguindo as mesmas possibilidades já existentes estabelecidas. Ou seja, o trabalhador só consegue sacar nas situações de:

  • Demissão sem justa causa;

  • Compra de um imóvel próprio financiado;

  • Em casos de emergência, como o saque calamidade;

  • Anualmente, no mês de nascimento, com o saque aniversário.

Os depósitos começam nesta quinta-feira (27) e se estendem até dia 31 de agosto. Você pode consultar o seu saldo pelo site da Caixa, ou pelo aplicativo do FGTS em seu celular (Android | iOS).

você pode gostar também

Comentários estão fechados.