4 lugares muito difíceis de ter acesso: confira quais são!

Veja quais são os principais polos de inacessibilidade na Terra.

O planeta Terra é enorme e repleto de água e terra em todo o nosso entorno, mas também possui muitos lugares bem distantes. Com isso, alguns desses locais são chamados de polos de inacessibilidade, que são considerados as localizações mais afastadas de tudo.

Leia mais: As Sete Maravilhas do Mundo Moderno

Os pontos de difícil acesso podem ser localizados não só nos oceanos, mas também em terra firme, no continente. Essa definição de polo de inacessibilidade é vista como um ponto localizado em uma distância muito grande do litoral mais próximo dele. Por isso, veja abaixo uma lista com alguns dos lugares mais distantes no planeta Terra.

Lugares distantes e inacessíveis na Terra

  • Ilha Spitsbergen

Essa ilha está localizada a 830 km a leste da Groenlândia e mais ou menos 950 km ao norte da costa europeia. Com isso, considera-se como parte do arquipélago de Svalbard, se tornando a maior ilha da Noruega.

  • Tristão da Cunha

O ponto de Tristão da Cunha é uma ilha que faz parte de um arquipélago ao sul da Inglaterra e fica localizada 2.100 km ao sul de Santa Helena (parte do continente mais próxima a ela).

  • Ponto Nemo

Se vamos falar de polos de inacessibilidade, com certeza devemos incluir o Ponto Nemo, pois esse é o local mais distante de qualquer faixa de litoral ou pedaço de continente. Esse ponto fica localizado a mais de 2.866 km de um grupo de ilhas, que também já são afastadas.

  • Ilha de Páscoa

Essa localização também é uma das mais afastadas que existem. A Ilha Páscoa fica a uma distância de mais de 2.800 km a nordeste do Ponto Nemo, contando com um pequeno conglomerado de pequenas ilhas próximas. Além disso, é um ponto conhecido pelas grandes estátuas de pedra que existem na região.

Por mais que seja um polo de inacessibilidade, essa região conta com a existência de uma população, mas não há conhecimento exato de quando houve a primeira ocupação. Por fim, historiadores acreditam que pode ter sido por volta de 300 a 400 d.C.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.