Especialistas revelam 4 lugares onde você NÃO deve dar gorjeta!
Saiba quando é apropriado mostrar apreciação pelo serviço e quando é melhor evitar.
Seja deixando uma moeda extra ou duas, ao pagar pelo seu café da manhã, ou acrescentando 20% no final de uma refeição em um restaurante, dar gorjeta é uma parte normal dos negócios.
Aprenda com especialistas em etiqueta os lugares em que não é necessário dar gorjeta. Descubra quando é apropriado expressar gratidão pelo serviço e quando é melhor abster-se.
1. Comissários de bordo
Poucos empregos exigem mais compreensão do que os comissários de bordo. Afinal, os comissários de bordo que servem bebidas e refeições durante o voo não são apenas responsáveis por lidar com passageiros descontrolados, mas também por sua segurança em caso de emergência.
No entanto, o instinto automático de dar gorjeta ao receber sua bebida pode não ser apropriado em um avião.
2. Ao viajar em alguns países
O mais atraente de viajar para o exterior é que você pode vivenciar uma cultura diferente da sua. Sobretudo, a gorjeta é comum aqui no Brasil, mas pode não ser comum no país que você está visitando.
Portanto, lembre-se disso ao reservar jantares, passeios e acomodações em outros países.
3. Restaurantes com gorjeta incluída
Os restaurantes são há muito tempo um exemplo de negócio em que é costume dar gorjeta de 20 ou 10% por um bom serviço. Porém, nem todos os restaurantes funcionam da mesma forma, mesmo aqueles em que a gorjeta já está no cardápio ou na conta.
Portanto, não é necessário dar gorjeta ao visitar restaurantes pré-pagos ou com tudo incluído. Entretanto, em muitos casos, esta pode ser a política dos restaurantes de alta cozinha ou alta gastronomia.
4. Serviços profissionais ou de saúde
Primeiramente, declarar o imposto de renda e gerenciar sua saúde são tarefas importantes que geralmente requerem ajuda externa. No entanto, isso não significa que você seja obrigado a depositar fundos adicionais em sua conta para os serviços prestados.
Comentários estão fechados.