‘Lula de vidro’: espécie marinha transparente surpreende cientistas no Alasca

Uma expedição marinha recente flagrou imagens detalhadas de um exemplar de lula de vidro em 700 metros de profundidade no Alasca, fato que é considerado raro.

O fundo do mar é um local misterioso e cheio de animais surpreendentes. Recentemente, uma expedição no mar do Alasca registrou imagens de uma lula com aparência transparente como vidro.

A espécie impressiona a todos por ser muito diferente e ter olhos arregalados. A misteriosa criatura é a glass squid, chamada de “lula de vidro” ou “lula transparente”.

A imagem foi feita no dia 15 de julho por pesquisadores da NOAA Ocean Exploration, no Alasca, EUA. Depois, o vídeo foi publicado no canal do YouTube do Ocean Explorer e no site da instituição científica.

A divulgação do registro e as pesquisas servem como incentivo para uma compreensão mais detalhada acerca das riquezas e diversidades dos ecossistemas marinhos.

(Imagem: NOAA Ocean Exploration/Seascape Alaska/Reprodução)

Lula de vidro que parece de outro planeta

A expedição Seascape Alaska 3 realizou seu primeiro mergulho e alcançou cerca de 700 metros (2.300 pés) de profundidade. Para circular no ambiente marinho, os pesquisadores conduziram um ROV, um veículo controlado remotamente.

Durante a observação local, a expedição identificou uma lula de vidro (Taonius borealis). Assim, eles aproveitaram para realizar um registro detalhado e único do animal, dando destaque ao órgão completamente visível nele.

A glândula digestiva encontra-se no centro, o órgão avermelhado. Este está no meio de outros dois órgãos brancos em formato de meia-lua, esses são as guelras do animal. Abaixo dos olhos estão ainda “órgãos produtores de luz”.

Durante o vídeo uma movimentação curiosa acontece na região dos globos oculares da lula. Contudo, os pesquisadores acreditam que isso seja apenas o “piscar de olhos”. Confira o vídeo a seguir:

Desde que as imagens foram publicadas, as pessoas ficaram admiradas com a descoberta da expedição científica, por isso, o vídeo circulou bastante pela web.

Assim, os cientistas aproveitaram para relatar que essa é uma lula muito comum nesse ambiente marinho. A novidade foi, de fato, a imagem muito bem feita, com close e detalhes sobre as características do animal.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.