Mãe amêndoa: O estilo maternal que prejudica as crianças
Saiba quais são os impactos negativos deste tipo de mãe que prejudicam, a longo prazo, os aspectos sociais e emocionais dos filhos.
Ao longo dos tempos, algumas mães foram se adaptando às mudanças sociais e adotaram métodos de criação que tendem a prejudicar o desenvolvimento das crianças. Um destes estilos maternos é conhecido por “mãe amêndoa”.
Ele viralizou através de uma publicação no TikTok, em que a socialite Yolanda Hadid aparece instruindo sua filha, Gigi Hadid, na época adolescente, a seguir uma dieta nada saudável para se manter magra. Consegue perceber os malefícios que esta atitude pode provocar na vida de uma criança? Nesta publicação separamos tudo o que você precisa saber sobre a “mãe amêndoa”.
Leia mais: Esses 3 signos são mais próximos do pai e da mãe, aponta astrologia
Você já conhecia esta denominação para mãe?
Pode parecer novidade no nome, mas a atitude já é conhecida há tempos. O estilo maternal “mãe amêndoa” foi enraizado com a cultura da dieta que busca a magreza às custas da saúde. Segundo o Dr Parag Dekate, diretor do departamento de pediatria da KIMS Cuddles, a atenção da mãe está totalmente direcionada à aparência física, o que aumenta as chances de desnutrição.
Em vez de buscar uma alimentação saudável, sempre que os filhos sentem fome, a maioria dão amêndoas para comerem, achando que é uma boa opção para suprir as necessidades nutricionais durante o desenvolvimento, mas, na verdade, acaba sendo uma prática prejudicial que causa impactos negativos sobre as crianças.
A cultura da dieta
Comumente, para algumas pessoas, a aparência é mais importante e, para alcançá-la, elas recorrem para dietas sem considerarem os impactos na saúde. No meio deste cenário, as crianças serão os mais prejudicados, uma vez que a redução de alimentos pode causar deficiências graves de proteínas, vitaminas e minerais essenciais para o desenvolvimento do corpo. Não obstante, as crianças passam a sentir vergonha da própria aparência e a se compararem com as demais.
Hábitos alimentares saudáveis
A alimentação saudável deve ser um hábito de toda família, porque essa é a maneira correta de incentivar as crianças a terem uma dieta adequada. Sendo assim, não tente forçar os alimentos, apenas siga as dicas abaixo:
- Prefira os lanches saudáveis como, frutas e alimentos com baixo teor de carboidratos;
- Inclua proteínas nas refeições como, ovos e leguminosas;
- Evite os carboidratos refinados e o excesso de sal;
- Cuide da hidratação, ofereça água e sucos naturais.
Comentários estão fechados.