Maior onda de calor dos últimos tempos vai afetar vários estados brasileiros; confira
Com a chegada da última semana de inverno de 2023, também se aproxima uma forte onda de calor que deve atingir diversos estados do país. Confira se o seu é um deles!
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas podem ultrapassar a incrível marca dos 40ºC em várias regiões do país em breve. Por isso, o instituto realizou a emissão de alerta laranja, indicando alto risco para diversas regiões.
A previsão aponta para um aumento na temperatura de alguns estados durante o período entre 18 e 24 de setembro. Conforme os dados, a temperatura deve subir cerca de 5ºC além do previsto para esse período anteriormente.
Confira os principais locais afetados pela onda de calor que vem aí
Os principais estados afetados pela onda de calor devem ser os da região Centro-Oeste, estendendo também até São Paulo. Sendo assim, vamos ver em mais detalhes os locais mais impactados:
-
Goiás (nas regiões centro, sul, norte e noroeste);
-
Mato Grosso (nas áreas nordeste, sudeste, sudoeste e norte);
-
Mato Grosso do Sul (em todo o estado);
-
Minas Gerais (na região do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba);
-
Paraná (em todo o estado);
-
Pará (nas partes sudoeste e sudeste);
-
Rio de Janeiro (na parte sul do estado);
-
São Paulo (em todo o estado);
-
Tocantins (nas partes leste e oeste).
(Imagem: divulgação)
Esses estados devem apresentar as temperaturas mais elevadas durante a passagem dessa onda de calor pelo país. Porém, o clima pode mudar conforme a região a qual o fenômeno meteorológico atinja, segundo o Inmet.
Variação de temperatura dos estados, conforme o Inmet
Ainda de acordo com a previsão feita pelo instituto, algumas cidades como Cuiabá, capital do Mato Grosso, devem apresentar temperaturas acima dos 40ºC.
Para ser ainda mais preciso, a previsão do Inmet indica que a máxima para o município pode atingir cerca de 43 °C entre os dias 21 e 22 de setembro.
Além disso, Mato Grosso do Sul e São Paulo devem apresentar níveis térmicos acima dos 40 °C. Por isso, é necessário atentar para o uso de proteção adequada, principalmente ao circular por ambientes abertos.
O Inmet ainda adverte para que as pessoas realizem a hidratação constante, evitem ao máximo a exposição aos raios solares por muito tempo e mantenham boa circulação do ar em ambientes fechados. Isso impede complicações e problemas relacionados ao calor.
Comentários estão fechados.