Maior tempo de exposição a telas de computadores e smartphones gera miopia, aponta estudo

Para além da miopia, os cientistas já relacionam diversas complicações na saúde humana por conta do abuso do tempo de tela.

Nos últimos anos, a sociedade precisou se adaptar à vida na era digital e hoje praticamente todos os trabalhos envolvem, em algum nível, exposição a telas. Porém, esse uso excessivo de computadores, smartphones, tablets e monitores em geral pode causar certas complicações na saúde. Por exemplo, um estudo aponta que maior tempo de tela pode gerar miopia. Entenda mais.

Leia Mais: Excesso de telas é responsável por olho seco em crianças e adolescentes

A relação entre a miopia e o tempo de tela

Em estudo recente publicado na Revista Multidisciplinar Ciência Latina, o neurocientista Dr. Fabiano de Abreu Agrela explica que existe de fato uma ligação entre a miopia e o uso de telas. No caso, ele explica que longos períodos de uso de computadores, smartphones e tablets gera fadiga nos olhos, sendo esse um dos principais causadores da miopia.

Ademais, o Dr. Agrela enfatiza que esses efeitos podem ser intensificados caso o acesso às telas seja precoce, o que infelizmente acontece com muita frequência em nossa época. Com isso, queremos dizer que crianças pequenas, até mesmo bebês, quando expostas a telas com certa frequência, terão maior probabilidade de desenvolver miopia.

No entanto, esse não é um problema exclusivo por conta do uso de telas. Afinal, diversos estudos já comprovaram que até mesmo o excesso de leitura e início precoce da vida estudantil pode levar a problemas de visão, inclusive à miopia. Prova disso é que desde que a educação passou a ser democratizada, os casos de miopia no mundo aumentaram muito.

Outros problemas relacionados ao uso excessivo de telas

A questão da miopia é apenas mais um alerta quanto aos perigos do uso excessivo de telas. Afinal, já existem estudos que comprovam que ficar muito tempo em exposição a monitores pode inibir a melatonina, hormônio responsável por gerar sono às pessoas, especialmente quando esse uso se dá no período da noite, antes de dormir.

Ademais, já existem outros estudos que relacionam o uso excessivo de telas ao desenvolvimento de problemas como depressão ou ansiedade. Desse modo, os especialistas alertam que é importante maneirar quanto ao tempo que passamos em frente aos monitores pelo bem de nossa própria saúde.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.