Maior túnel submerso do mundo liga duas ilhas no Japão; conheça-o
Trata-se do túnel Seikan, que sai de Honshu e vai até Hokkaido.
Enquanto os projetos dos primeiros túneis submersos do Brasil ainda estão saindo do papel, no Japão já existe uma estrutura como essa há bastante tempo.
Inaugurado ainda em 1988, há 36 anos atrás, o túnel Seikan une as ilhas de Honshu e Hokkaido, num trajeto de 53,85 km, o que o qualifica como sendo o maior túnel submerso do planeta.
Antes do lançamento do Seikan, os moradores das duas ilhas só podiam transitar entre um território e outro por meio de embarcações ou aeronaves. Com o túnel, a mobilidade urbana na região melhorou muito.
Área em que o túnel se conecta à ilha de Hokkaido. (Imagem: Cheng-en Cheng/Flickr/reprodução)
O túnel incrivelmente extenso tem 23,3 km de sua extensão abaixo do leito marinho, enquanto cerca de 30,45 km da extensão do túnel são pavimentados por pontes que se erguem acima do Mar do Japão.
A construção do túnel Seikan
A ideia de criar o túnel Seikan veio depois de anos de estudo na época em que o Japão estava se recuperando da Segunda Guerra Mundial.
Mas, para além do conflito armado, a nação já sofria com furacões, terremotos, tufões e outras ameaças climáticas que punham à prova o seu sistema de mobilidade urbana.
Foi então que em meados de 1954, a passagem do furacão Marie na região que liga Honshu e Hokkaido, conhecida como estreito Tsugaru, naufragou cinco balsas que serviam para o transporte de passageiros de uma ilha para a outra.
No fatídico episódio 1.430 japoneses acabaram morrendo, fato que forçou o governo do país a traçar um plano para tornar a travessia mais segura.
Em 1955, um ano após a tragédia, a Japanese National Railways começou a “bolar” a ideia do que vivia a ser mais tarde o túnel Seikan.
Quase 16 anos depois do início dos primeiros rascunhos de projeto, em 1971, as obras de escavação do leito oceânico finalmente engrenaram e entraram em rotação máxima, até a finalização do imenso túnel de mais de 53km em 1988, 33 anos após a concepção da ideia.
Representação da área de maior profundidade do túnel, que está a 240 metros da superfície. (Imagem: Wikimedia Commons/reprodução)
Ao todo, foram investidos cerca de US$ 4,7 bilhões em números da época na construção do túnel Seikan. 14 milhões de trabalhadores estiveram envolvidos na obra e 34 deles acabaram perdendo as suas vidas por causa de inundações, deslizamentos de terra e outros acidentes decorrentes do imenso esforço de engenharia.
50 trens de carga e 30 trens-bala lotados de passageiros atravessam o Seikan diariamente. Atualmente está em análise um projeto para ampliação do túnel, que deve ser conectado à cidade de Sapporo, capital da ilha de Hokkaido.
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