Confira quais são os maiores peixes do Brasil!

Saiba quais são as maiores espécies de peixes que habitam as águas brasileiras

O Brasil é um país com grande diversidade de animais. Então, em relação aos peixes, existem aqueles de água doce e de água salgada, onde os tamanhos variam, desde peixinhos bem pequenos até aqueles enormes, sendo que os maiores estão presentes em águas doces. Dessa forma, saiba agora quais são os maiores peixes do Brasil.

Os maiores peixes do Brasil 

  • Pirarucu

O Pirarucu é um dos maiores peixes do mundo. É encontrado normalmente na bacia amazônica, principalmente em áreas de várzea, onde as águas são bem tranquilas.

O peso desse peixe pode chegar até 330 kg e o comprimento pode atingir até 3,20 metros. Seu nome tem origem nos termos tupi “pirá” que significa peixe, e “urucum” devido à sua cauda vermelha.

  • Jaú

O Jaú é um dos maiores peixes do Brasil, com seus 1,60 m, e essa espécie pode chegar a pesar até 120 kg. Além disso, tem uma característica típica que é a cabeça bem ampla e achatada, com o corpo mais fino.

Prefere águas mais calmas, próximas às margens; assim geralmente se encontra essa espécie nas bacias amazônica, do Paraná e do Prata. Contudo, por ser bastante enérgico, é difícil de pescar; ele oferece muita resistência para ser capturado.

  • Tambaqui
Maiores peixes do Brasil, Foto: Pixabay.
Maiores peixes do Brasil, Foto: Pixabay.

 

Também conhecido como Pacu vermelho, o Tambaqui é um peixe de água doce encontrado na região norte e em alguns estados como o Mato Grosso, Goiás, Paraná, São Paulo e Minas Gerais. É característico de matas que sofreram inundação.

Quanto às características de tamanho e peso, pode chegar a medir 90 cm de comprimento e pesar 30 kg. É um peixe de boa longevidade e pode viver até 11 anos.

  • Poraquê

Esse peixe é bem longilíneo, pode chegar a 2 metros e seu peso pode alcançar 20 kg. É conhecido como Peixe elétrico, pois libera descargas elétricas como forma de proteção e também para atacar presas. Vive nas águas profundas e lodosas do Rio Amazonas.

  • Piraíba

O Piraíba habita as bacias amazônica e do Tocantins-Araguaia; ele prefere as partes mais profundas dos rios. É um peixe que pode pesar até 300 kg e medir até 3 metros, por isso é considerado um dos maiores de couro Brasil e do mundo. Uma curiosidade é que, popularmente, se conhece ele como “tubarão de água doce”.

Agora você conhece os maiores peixes do Brasil e alguns dos maiores do mundo!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More