Maiores religiões do mundo – Origem, história, nomes,

De onde vêm os deuses e o panorama atual das religiões.

A religião pode ser definida como um sistema cultural de comportamentos e práticas determinados, bem como visões de mundo, ética e organizações que relacionam a humanidade a elementos sobrenaturais, transcendentais ou espirituais. Geralmente religiões têm textos, lugares sagrados, profecias, sacerdotes, rituais específicos, etc. O conceito de religião, entretanto, é muito variável.

A origem das religiões nas civilizações é incerta. A psicologia cognitiva aponta que a teoria da mente pode ter sido responsável pela capacidade humana de atribuir intenção e personalidade a fenômenos naturais, criando assim os primeiros deuses. Ou seja, nossa capacidade de atribuir estados mentais a outras pessoas e predizer o comportamento delas em função destas atribuições pode ter nos levado a fazer o mesmo para interpretar o mundo.

Já segundo os antropólogos John Monaghan e Peter Just, “muitas das grandes religiões do mundo parecem ter começado como movimentos de revitalização de algum tipo, já que a visão de um profeta carismático dispara a imaginação de pessoas que buscam uma resposta mais abrangente a seus problemas do que sentem. Parece que a chave para o sucesso a longo prazo tem relativamente pouco a ver com o profetas, que aparecem com surpreendente regularidade, mas mais a ver com o desenvolvimento de um grupo de apoiadores que são capazes de institucionalizar o movimento.”

As primeiras religiões

Os restos mortais de um dos primeiros humanos anatomicamente modernos foram encontrados enterrados próximos ao lago Mungo, na Austrália, no que parece ter sido um ritual fúnebre ocorrido no ano 40 mil antes de cristo.

  • Uma efígie feita de marfim retratando um homem leão foi encontrada em uma caverna na Alemanha, datada de 38 mil antes de cristo. Trata-se de Löwenmensch, que parece ser o mais antigo ídolo religioso antropozoomórfico.
  • Do neolítico até a era moderna foram encontrados vários outros sítios onde rituais fúnebres ocorreram.
  • Por volta de 3750 antes de cristo há evidência linguística da existência de povos que falavam a língua proto semítica e que deram origem aos povos semitas atuais.
  • 3300 a.c. existem registros dos povos pré védicos no Vale do Indo, que eventualmente formariam a religião védica e que é precursora do hinduísmo moderno.
  • Em cerca de 2620 a.c. foi comissionada a construção da mais antiga pirâmide do Egito ainda existente, pelo faraó Djoser.
  • 2200 A.C. se dá o desenvolvimento da civilização minóica, em Creta. Seus deuses formariam o panteão grego.
  • 2150 A.C. a primeira versão da Epopéia de Gilgamesh

Religiões modernas

Estas são as quatro religiões com maior número de seguidores. É interessante notar que duas dessas religiões foram fundadas no oriente médio e duas outras na Índia.

  • Cristianismo, com 2,4 bilhões de seguidores.
  • Islamismo, com 1,8 bilhões de seguidores.
  • Hinduísmo, com 1,15 bilhões de seguidores.
  • Budismo, com 0,52 bilhões de seguidores.

A quinta religião com mais seguidores é, na realidade, o conjunto de tradições religiões tradicionais de diversas partes do globo. Xamanismo, tradições folclóricas, hábitos tribais somam 0,4 bilhões de seguidores atualmente.

Percentualmente, o taoismo e o islamismo são as religiões que mais ganham adeptos a cada ano.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.