Enem 2022: mais de 2,4 milhões de estudantes compareceram ao primeiro dia
No último domingo,13, foi realizada a primeira prova do Enem 2022, onde 73,3% dos inscritos compareceram. Veja detalhes sobre a próxima.
No último domingo, 13, diversas pessoas de todo o país se submeteram ao primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022. Ao todo, estiveram presentes cerca de 2.490.880 estudantes. De acordo com as informações preliminares que foram divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o número total corresponde a 73,3% dos inscritos para as provas em ambas as versões, impressa e digital.
Leia mais: O que pode ou não ser levado para realizar a prova do Enem neste domingo
O total de inscritos para o exame deste ano foi de 3,4 milhões. Neste primeiro domingo, os alunos fizeram as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias e uma redação, cujo tema era “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”.
Em 20 de novembro, ocorrerá o segundo e último dia de exame, no qual os alunos vão ter de fazer as provas de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. Os gabaritos oficiais de ambos os dias de provas vão estar disponíveis a partir do dia 23 de novembro, de acordo com o previsto pelo edital.
Informações necessários para o próximo domingo de Enem
Vale ressaltar que o Enem foi criado com o intuito de servir como uma espécie de passaporte para ingressar nas faculdades públicas do país. Este ano, o exame foi realizado em 11.175 locais diferentes e em aproximadamente 1.747 municípios de todo o Brasil. Os portões do segundo dia de provas vão ser abertos às 12h e fechados às 13h, assim como foi feito no domingo passado.
Ainda que não vá haver outra redação, as provas vão começar igualmente às 13h30 e irão até 18h30, terminando meia hora antes do que no primeiro domingo. Os estudantes deverão, obrigatoriamente, entregar os seus cadernos de respostas até o horário do término previsto.
As notas deste exame servem como principal critério para o processo seletivo, assim como para o acesso aos auxílios disponibilizados pelo governo, como é o caso do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).
A nota do exame também serve para as instituições portuguesas que mantêm um convênio com o Inep. Por meio desta parceria, os estudantes brasileiros garantem uma maior facilidade para ingressar nas faculdades de Portugal.
Covid-19
Os candidatos que testaram positivo para Covid-19 ou outra doença infecciosa listada no edital vão ter até cinco dias úteis após o último domingo de prova, 20, para poder solicitar a reaplicação do exame em questão. Os testes foram remarcados para os dias 10 e 11 de janeiro de 2023.
Comentários estão fechados.