Mais de 50% dos brasileiros não fazem exercícios físicos, diz pesquisa
O levantamento, que foi realizado pelo SESI, revelou dados preocupantes. Afinal, ter uma rotina mínima de exercícios é essencial para manter uma boa saúde.
Nesta segunda-feira (26), foi divulgada uma pesquisa do SESI (Serviço Social da Indústria) sobre os hábitos de saúde da população. O levantamento aponta que 52% dos brasileiros nunca ou raramente praticam atividades físicas.
Desses 52%, 39% responderam que nunca praticam atividade física e 13% afirmaram que raramente se exercitam.
A pesquisa Saúde e Trabalho revela outros dados preocupantes sobre a falta de uma rotina saudável com exercícios físicos, comprovando que ela é essencial para manter a saúde em dia e a motivação.
Em entrevista ao portal de notícias Agência Brasil, a professora de educação física Alessandra Almeida, que atua no Rio de Janeiro, aprovou os resultados da pesquisa.
Ela ainda pontuou que o corpo precisa estar em movimento para conseguir garantir a saúde. Alessandra acredita que “a atividade física é a mais eficaz prescrição médica, uma vez que tem como benefícios, não só tratar, mas prevenir muitas doenças”.
Os dados foram coletados em entrevista com 2021 pessoas acima de 16 anos e no período de 10 a 14 de março de 2023.
Assim, entre os entrevistados que têm o hábito de praticar exercícios físicos, foi concluído que:
- 22% fazem exercícios diariamente;
- 13% fazem três vezes por semana;
- 8% duas vezes por semana;
- 5% praticam uma vez por semana.
A prática de exercícios físicos garante produtividade no trabalho
A mesma pesquisa também discutiu qualidade de vida, saúde mental e hábitos no ambiente do trabalho. Inclusive, 88% das pessoas confirmaram que, para elas, ter saúde é combinar bem-estar mental, social e físico.
Foi possível constatar ainda que 12% das pessoas entrevistadas realizam consultas periódicas com psicólogos nos últimos tempos.
A combinação de cuidados do corpo e mente gera benefícios à saúde e, consequentemente, torna a rotina dentro e fora do trabalho mais leve e produtiva.
Nesse sentido, 94% dos entrevistados concordam que o colaborador é mais produtivo no trabalho quando concilia saúde mental e saúde física em sua rotina.
Para encontrar essa rotina equilibrada, as pessoas precisam de um ambiente de trabalho saudável. Mas, apenas 66% responderam que suas empresas têm limites de horário, enquanto isso, 55% trabalham em locais com pausas de descanso e flexibilidade.
Os dados coletados na pesquisa do SESI comprovam que o equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho é necessário para promover a saúde. Do mesmo modo, manter uma rotina adequada de atividades físicas é vital.
Comentários estão fechados.