Educação infantil: mais de 7 mil vagas serão disponibilizadas pelo governo de Goiânia
A educação básica é extremamente importante porque é a base para o desenvolvimento pessoal.
Welligton Bessa (DC), atual secretário da educação de Goiânia, disse que a prefeitura pretende zerar a fila de crianças que esperam por uma vaga na educação básica. Ao total, vão ser criadas 32 novas unidades de ensino, que garantirão cerca de sete mil vagas. Segundo ele, com um maior número de vagas é possível zerar esse déficit. Isso porque atualmente, Goiânia conta com 376 unidades escolares.
Importância da educação básica
A educação básica é extremamente importante porque é a base para o desenvolvimento pessoal, social e econômico de um indivíduo. Ela é composta por três etapas: a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, e tem como objetivo proporcionar aos estudantes conhecimentos e habilidades que lhes permitam compreender e atuar no mundo em que vivem.
Através da educação básica, os alunos desenvolvem habilidades como a leitura, a escrita e o cálculo, que são essenciais para sua vida pessoal e profissional. Além disso, aprenda a trabalhar em grupo, a resolver problemas, a serem críticos e reflexivos, a terem valores éticos e a respeitarem as diferenças culturais e sociais.
Investimento na educação infantil em Goiânia
Para o secretário, a grande procura por vagas no sistema público é a qualidade do ensino. Bessa informou que cada sala de aula conta com um pedagogo e dois auxiliares. Além disso, os estudantes permanecem de 7h da manhã até as 17h15 com direito a cinco refeições diárias fornecidas na escola.
Ainda segundo o secretário, cada centro municipal de educação infantil recebe R$ 100 mil anualmente para investir em infraestrutura. Com esse dinheiro, são realizadas melhorias na infraestrutura em materiais, equipamentos e novos móveis.
Além disso, Bessa diz que o principal objetivo é manter a valorização dos professores que atualmente recebem o piso nacional.
A educação básica é fundamental para a formação de cidadãos conscientes e participativos na sociedade, capazes de exercer seus direitos e deveres de forma responsável e ética. Além disso, é um fator determinante para o desenvolvimento econômico de um país.
Comentários estão fechados.