Mais um tesouro histórico para a Itália: arqueólogos encontram templo de 2 mil anos; veja

A nova joia arqueológica italiana está localizado em Sarsina, cidade natal do dramaturgo clássico Plauto.

Quando todos pensam que já foram encontradas todas as ruínas da Roma Antiga, somos surpreendidos mais uma vez! Arqueólogos italianos descobriram um templo de mais de 2 mil anos em Sarsina. A cidade é a terra natal do dramaturgo Plauto, na Emilia-Romagna.

“É uma importante contribuição para a nossa compreensão do passado e pode ter implicações significativas para a pesquisa histórica e arqueológica”, pontuou Gennaro Sangiuliano, ministro da Cultura da Itália.

(Foto: Reprodução – YouTube/MiC_Italia)

Ruínas de templo da Roma Antiga são mais um tesouro italiano

As ruínas encontradas têm estruturas adjacentes medievais e estão em excelente estado de conservação. O templo tem estrutura quadrangular e, segundo os estudiosos, provavelmente foi construído por volta do século 1, antes da Era Comum.

Além disso, o local tem estruturas de fileiras horizontais de blocos de arenito. Especula-se que elas seriam sustentação para paredes do edifício, conforme a tipologia que é característica de templos que existiam na Península Itálica na época.

A tese mais aceita entre os arqueólogos é a de que este seria um Capitolium. Ou seja, um templo dedicado a Júpiter, Juno e Minerva. No entanto, esta ainda é uma análise preliminar. Novos estudos serão feitos para tentar identificar informações mais precisas acerca das ruínas encontradas.

De acordo com um texto publicado pela Revista Galileu, além do templo, um pavimento que o acompanha foi encontrado, além de uma estrutura de grandes blocos de arenito chamada de pódio.

Isso sem contar um sistema de drenagem, bem como indícios de um outro assentamento. Isso seria ainda mais antigo, datando do século 4 a.C.

Conforme publicado pelo site Terra, o templo será apresentado oficialmente ao público no próximo dia 23 de setembro, na Jornada Europeia do Patrimônio.

Gennaro Sangiuliano, inclusive, trata o achado como um “tesouro” para a Itália. “As ruínas podem oferecer preciosas informações sobre a história da evolução [da área onde foi encontrada]”, completou o ministro.

Assista, na íntegra, a um vídeo que mostra o achado em detalhes:

você pode gostar também

Comentários estão fechados.