Conheça o malware que pode registrar tudo que você faz em seu celular

Spyware russo desenvolvido por grupo criminoso trouxe dor de cabeça para usuários de Android.

Recentemente, um spyware russo tem causado bastante dor de cabeça para usuários de celulares com sistema Android. Esse malware, capaz de registrar tudo que é feito no celular através de um servidor remoto, aparece como um app chamado “Process Manager”, representado por um ícone de engrenagem. Portanto, é bom ficar de olho e ter cuidado caso ele apareça no seu aparelho.

Leia mais: Hacker russo cria novo malware que rouba dados bancários

Como o malware funciona?

Até hoje não se sabe exatamente como o malware é distribuído. Porém, na sua primeira execução no celular, ele exibe uma lista de permissões para funcionar. Logo, quando o usuário concede esses pedidos de acesso ao agente malicioso, pode ter sua localização, câmera, microfone, armazenamento, contatos e registros de chamadas roubados.

Além disso, os hackers possuem acesso até mesmo às mensagens de texto, fotos e vídeos armazenados no seu celular, o que pode ser um grande risco à privacidade dos bilhões de usuários ao redor do mundo.

Inclusive, o que pode dificultar mais ainda a percepção desse programa pelos usuários é que a partir do momento em que consegue suas permissões, a execução passa a ser feita em segundo plano no sistema, removendo o seu ícone. Porém, ainda exibe uma notificação permanente, que pode indicar a sua presença.

Como se proteger desse malware?

Uma das maneiras mais eficazes de se proteger de um agente malicioso como esse é através de revisões regulares em seu sistema. Além disso, é importante também dar atenção às permissões concedidas aos apps em suas configurações. Dessa forma, será possível avaliar quais as mais desnecessárias e aquelas que podem trazer mais problemas ao seu aparelho.

Além disso, é essencial acompanhar novas atualizações de software, pois cada update gera novas medidas de proteção no Android. Porém, em muitos casos, deve-se esperar um pouco antes de realizar esses processos, visto que atualizações muito recentes ou em estados beta podem trazer alguma instabilidade ou brechas no sistema.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More