Mancha escura no Sol desperta a preocupação de astrônomos

Relatório da NASA sobre as manchas escuras no Sol aflige alguns cientistas.

Segundo o relatório feito pela NASA, as manchas escuras no Sol, são os gases do Sol. E explicam: “Os gases do Sol estão em constante movimento, o que emaranha, estica e distorce os campos magnéticos. Esse movimento cria muita atividade na superfície do Sol, chamada de atividade solar”, disse a NASA. Apesar da explicação, houve bastante curiosidade e preocupação em torno disso. Saiba mais.

Mancha escura no Sol repercute na internet

Imagens do sol com uma gigantesca mancha escura estão viralizando na internet, após as imagens serem publicadas por Girl In Space no Twitter.

A legenda da publicação dizia: “Uma das maiores manchas solares em anos, a AR3190 (4 vezes mais larga que a Terra), está cruzando o disco solar e você pode vê-la a olho nu. Certifique-se de usar óculos solares seguros para proteger seus olhos”.

A Girl In Space ainda acrescentou: “A mancha está prestes a explodir. #AR3190 tem um campo magnético ‘beta-gama-delta’ instável que abriga energia para explosões solares de classe X. Quaisquer erupções serão geoefetivas porque a mancha solar está quase diretamente voltada para a Terra.”

Essas manchas solares são temporárias, elas aparecem na fotosfera do Sol e possuem temperaturas entre 2000-4000 K, enquanto que o material fora da mancha tem temperaturas acima de 5000 K.

A baixa na temperatura dessas regiões é causada pela presença de campos magnéticos intensos, que impedem o processo convectivo da fotosfera solar, diminuindo o fluxo de energia proveniente do interior do Sol e, consequentemente, diminuindo a temperatura superficial dessa região.

A mancha é escura devido ao fator de que o entorno é tão brilhante, que o contraste local nos faz perceber a mancha como uma mancha preta. As manchas solares possuem regiões mais claras nas bordas, o que ocorre devido ao enfraquecimento do campo magnético.

As manchas no Sol representam algum perigo?

Essa mancha solar não representa grandes perigos, apesar de que podem explodir a qualquer momento. Nós estamos falando de uma região do Sol que está com uma grande concentração de campo magnético. Aquela matéria está aprisionada na forma de plasma, um gás muito quente e ionizado.

Essas manchas podem causar uma explosão de classe X, uma explosão que agrupa erupções muito intensas. Por consequência, ondas de rádio, raio-X e raios gama podem ser liberados no espaço, podendo chegar a atingir a Terra.

As consequências ao planeta após ser atingido por esses raios são de dois tipos: a formação de belas auroras boreais e a interrupção de tecnologias de comunicação, como rádios e satélites.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.