Mapa mostra regiões do Brasil ameaçadas por mudanças climáticas

ONG divulga dados que simulam a elevação do nível do mar em mapa interativo.

O aquecimento global, caracterizado pelo aumento gradativo da temperatura média da Terra, impulsiona o aumento do nível do mar, colocando em risco a existência de diversas cidades costeiras, incluindo no Brasil.

Um relatório alarmante da ONG Human Climate Horizons projeta um crescimento do nível do mar entre 20,9 e 24,27 centímetros no Brasil até 2050.

Sem medidas urgentes, diversas regiões brasileiras ficarão submersas nos próximos tempos. As enchentes catastróficas que atingiram o Rio Grande do Sul entre abril e maio de 2024 servem como um alerta do que deverá acontecer nos próximos anos.

Cientistas da ONG estimam que uma em cada sete pessoas no mundo será afetada pelo aquecimento global, principalmente as que residem em áreas litorâneas.

Quantas pessoas podem ser impactadas pelo aquecimento global?

Aquecimento global ameaça Santos

Os pontos vermelhos indicam áreas afetadas em Santos – Imagem: Divulgação

Ainda de acordo com o levantamento, o aquecimento global pode afetar cerca de 1,2 milhão de pessoas até 2050.

Em Santos, por exemplo, a estimativa é de que 5% da população precisará ser removida por conta do problema climático nos próximos 30 anos.

Recentemente, um levantamento da Nasa apontou que o nível do mar subiu 0,76 centímetros entre 2022 e 2023.

Além disso, fenômenos como o El Niño e La Niña ajudam a acelerar o processo, mesmo que temporariamente, criando problemas para os moradores costeiros.

Em resumo, se nada for feito pelas autoridades mundiais, a população desses locais será forçada a se deslocar de forma definitiva para outras regiões mais altas.

No Brasil, várias cidades litorâneas, além de Santos, e pontos perto de rios e lagos, serão fortemente impactados nas próximas décadas devido à ação humana global.

E o caso do Rio Grande do Sul serve como exemplo de como a emissão de gases poluentes é prejudicial para a sociedade.

Mapa interativo ajuda a simular consequências

A ONG Climate Central criou um mapa interativo, no qual é possível simular o aumento do nível do mar e o impacto causado nas cidades costeiras. Lá, o internauta escolhe a altura de elevação, que pode chegar a 10 metros.

À medida que o nível do mar sobe, pontos em vermelho surgem no mapa e indicam os lugares afetados.

Por fim, um vídeo com o tutorial em inglês de como usar o mapa indica de que modo fazer a simulação e ter noção dos impactos negativos gerados pelo aquecimento global no Brasil e no mundo.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.