Marimbondo ou maribondo? Quando descobrir a resposta, você ficará em choque
Entre as dúvidas do português, a grafia desse inseto parece ser uma delas. Veja qual é a grafia adequada entre “marimbondo” e “maribondo”.
Vespa é um dos nomes mais populares atrelados a diversas espécies de insetos pertencentes à subordem Apocrita da ordem Hymenoptera, a mesma das abelhas e formigas. Além desse nome, esses animais também são conhecidos como sendo marimbondos.
Veja também: Não erre mais! Não coloque mais acento NESTAS palavras em 2024
Interessantemente, essa última alcunha “marimbondo” parece causar dúvidas na hora da transição. Afinal, existe somente uma versão certa? Entenda como você deve escrever o nome desse animal.
Marimbondo ou maribondo?
Curiosamente, ambas as formas estão corretas. Esse fenômeno é conhecido como dupla grafia. Linguisticamente, a dupla grafia consiste em uma palavra que pode ser escrita de duas maneiras, mas que continua simbolizando o mesmo significado. Na maioria das vezes, a diferença na estrutura da palavra consiste em uma só letra, como no caso em foco.
Tanto marimbondo quanto maribondo podem ser achados no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa. O termo é originário da língua quimbundo, falada em Angola, um país africano que também foi colonizado por Portugal. Ainda na linha colonial, é dito que essa palavra era usada pelos portugueses pejorativamente para designar os brasileiros.
Em particular, a composição da palavra consiste no prefixo de plural “ma-” e “rimbondo”. Isso significa vespa. Assim sendo, tanto marimbondo quanto maribondo são aceitos, o que reflete a flexibilidade da língua portuguesa.
Palavras com dupla grafia
Repare nos exemplos de dupla grafia presentes na língua portuguesa:
- Laje ou Lajem;
- Vargem ou Varge;
- Taberna ou Taverna;
- Parênteses ou Parêntesis;
- Chipanzé ou Chimpanzé;
- Bravo ou Brabo;
- Bêbado ou Bêbedo;
- Assoviar ou Assobiar;
- Amídala ou Amígdala;
- Abdome ou Abdômen;
- Abóbada ou Abóboda;
- Arrebentar ou Rebentar;
- Cãibra ou Câimbra.
Por mais que existam duas formas de grafia, é evidente que há uma popular e uma nem tanto. Por esse ângulo, até para evitar problemas maiores, é sempre recomendável optar pela versão mais famosa da palavra, pois não sabemos se a pessoa que está no avaliando detém conhecimento sobre o fenômeno da dupla grafia.
Para tal, recomenda-se uma olhada ao dicionário tradicional e ao de sinônimo. Desse modo, você conseguirá se expressar com maior facilidade.
Continue estudando! Somos eternos aprendizes, e a distinção entre maribondo e marimbondo é apenas um dos passos da sua jornada de aprimoramento linguístico.
Comentários estão fechados.